FATORES
MOTIVACIONAIS QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO (FICTÍCIO)
objetivos
GERAL
ÒVerificar
os
fatores motivacionais que interferem na qualidade de vida dos funcionários do
Hospital Universitário.
ESPECÍFICOS
ÒConceituar
gestão
hospitalar;
ÒDescrever
o que é Qualidade de Vida (QV)
ÒConceituar
fatores motivacionais;
ÒApresentar
os fatores motivacionais que interferem na qualidade de vida de funcionários do
Hospital Universitário.
ÒVerificar
se a satisfação ou insatisfação dos funcionários do HU interfere nos serviços
prestados aos pacientes do Hospital Universitário;
2 problema
A
gestão administrativa do Hospital Universitário proporciona
Qualidade de Vida no ambiente de trabalho, por meio da satisfação das
necessidades motivacionais de seus funcionários?
3 Justificativa
ÒPesquisar
sobre essa realidade, de forma local, foi a motivação para estudo deste assunto.
ÒA
implantação de políticas públicas pelo Estado, através de um plano de trabalho
detalhado de inclusão, monitoramento e avaliação para a identificação de
indicadores de necessidades básicas, é o mecanismo indispensável para atingir o
padrão de saúde
Òas metas
e planejamentos que todos estão acostumados a acompanhar pelos jornais quando
os gestores e administradores são questionados sobre como se resolver o
problema. Os gestores tem que lidar com a desmotivação dos funcionários,
ambientes inadequados para realizarem o trabalho
4 referencial teórico
Gestão
Hospitalar
Essa gestão realizada no hospital é
caracterizada por prestação de serviços, onde o paciente-cliente recebe
cuidados médicos, de enfermeiras, atendentes, nutricionistas, fisioterapeutas,
fonoaudiológicos (em casos específicos) neste momento a gestão realiza todo o
processo de planejamento, execução e satisfação dos clientes.
Como escreve
Borba (2008) sobre os conceitos de outros teóricos:
Ò
Goncalves
(1983, p. 20) define hospital como: “(...) uma organização completa”. “Ele
incorpora o avanço constante dos conhecimentos, de aptidões, da tecnologia
medica e dos aspectos finais desta tecnologia representados pelas instalações e
equipamentos”. De acordo com Mirshawka (1994, p. 22): “De todas as empresas
modernas, nenhuma e mais complexa do que o hospital.”(In.: BORBA, 2008, p.47)
Gestão de Recursos Humanos
A
visão estratégica de recursos humanos nos tempos de hoje visa à mudança do
modelo de controle para o de comprometimento.
Na estratégia
do controle, os empregados são vistos como números, custos e fator de produção,
que para desempenhar bem as funções, devem ser mandados e controlados.
Na estratégia
de comprometimento, as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos
quais a empresa deve investir para conseguir melhores resultados. (ALBUQUERQUE, 2002, Apud. ALMEIDA NETO,
Et.al, 2010, p.5).
motivação
Ò“A
motivação como um processo responsável
pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para
alcance de uma determinada meta.”
Robbins
(2005, p.132)
PRODUTIVIDADE
E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A qualidade de vida no trabalho hoje pode
ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e
organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o
bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos
trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho. (MORETTI, 2003, p.2 Apud.
ALVES, 2012, p. 30)
CLIMA
ORGANIZACIONAL (CO), PESQUISA DO CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO.
O Clima Organizacional pode ser entendido
como a expressão dos sentimentos dos empregados diante dos valores, das
políticas, das práticas de gestão de recursos humanos, da forma de
relacionamento com os colegas, da postura da empresa ao estabelecer metas e
retribuir pelo alcance delas, além da situação econômica. (BOOG & BOOG,
2002, p. 574, Apud. GONSALVES, 2010, p.17)
PESQUISA E PÚBLICO ALVO
A pesquisa foi realizada por meio de uma
abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, com questões fechadas,
aplicados a 31 colaboradores do Hospital Universitário – HU com o
intuito de identificar os aspectos positivos e negativos do ambiente e rotina
de trabalho desses funcionários
QUALIDADE
DE VIDA NO TRABALHO
|
Quantidade De Pessoas
|
|
sim
|
Não
|
|
23. Tem Autonomia Para Executar Minhas Tarefas
|
20
|
11
|
24.
Possuo Os Equipamentos Necessários Para Realizar A Rotina De Trabalho
|
12
|
19
|
25.
Acredita Que Os Treinamentos Melhoram Seu Trabalho
|
26
|
05
|
26.
Está Satisfeito Com A Recompensa Financeira(Salários, Gratificação,
Bonificação)
|
14
|
17
|
27. Sente-Se Encorajado E Motivado Para Realizar O Trabalho
|
14
|
17
|
28.
Levo O
Trabalho Para Casa
|
23
|
08
|
29.Não
Realizo Ginástica Laboral
|
26
|
05
|
30. Estou Satisfeito Com A Liderança Que Sofro Ou Exerço
|
14
|
17
|
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Através dos estudos sobre várias teorias
de motivação e qualidade de vida, pude perceber que o clima organizacional, a
cultura organizacional são fatores tão importantes e contem a motivação como um
ícone fundamental para realizar melhorias em qualquer organização, tanto a
empresarial quanto na hospitalar pública que tem um foco de atender sem a visão
do lucro. A Qualidade de Vida no
Trabalho dos funcionários pesquisados em sua maioria não há, percebe-se que a qualidade visada é focada nas exigências de
aspectos internos da empresa hospitalar, sendo considerado o colaborador como
uma pessoa com autonomia para executar, mas sem treinamento, sem uma
normatização de bem estar de todos
não só do paciente.
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