Universidade
Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância -
poLO DE SOBRADINHO-dF
Curso Superior TecnOLOGIA Gestão DE
RECUROS HUMANOS
DISCIPLINAS
NORTEADORAS: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS; EDUCAÇÃO
CORPORATIVA;GESTÃO DO CONHECIMENTO.
EDUCAÇÃO
CORPORATIVA NA TWA
nome do aluno
1
A empresa TWA
Objetivo
|
Prestar serviços de desenvolvimento de
softwares educacionais para clientes de vários estados brasileiros.
|
Tempo
do mercado
|
5
anos
|
Remuneração
|
Benefícios:
Vale-refeição
Assistência
médica
|
Salário
base atrativo
|
|
Quantidade
de funcionários
|
40
|
Formação
da diretoria(escolar\): Pedagogia, Psicologia e Ciência da Computação
|
Sócios
administradores
|
Desenvolvedores
são profissionais da área de Tecnologia de Informação e Design Gráfico
|
Designers
instrucionais
Designers
gráficos
|
Colaboradores
|
Administrativos
Conteudistas
Desenvolvedores
de software
Profissionais
vendas
Marketing
|
2
GAP’s
|
Causas
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Desconhecem
politica organizacional da TWA
|
1.O
conceito de gestão do conhecimento não vem sendo considerado;
1.Desconhecem
missão e visão da empresa;
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||||||
Remuneração
|
1.Desmotivação
da equipe de jovens quanto aos benefícios que a TWA oferece.
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||||||
CLIMA
ORGANIZACIONAL RUIM
|
1.Conflito
de gerações
2.Comunicação
entre as equipes foi apontada como ineficiente;
3.Dificuldades
na troca e disseminação das informações;
4.Conhecimento
é centralizado, há pouca tolerância aos diversos valores, crenças e visões de
mundo;
5.
Os colaboradores mais jovens buscam maior espaço para opinarem sobre suas
reais necessidades e desejos.
3
O PÚBLICO-ALVO DAS AÇÕES DE
EDUCAÇÃO CORPORATIVA SÃO OS COLABORADORES INTERNOS QUE SÃO OS FUNCIONÁRIOS DA
EMPRESA
|
||||||
|
|
4
Remuneração variável
A
REMUNERAÇÃO INDIRETA É A INDICADA, POR :
É a
utilização dos benefícios, que possibilita uma melhora na qualidade de vida do
colaborador. É uma forma de atrair e manter as
pessoas na
organização. Os incentivos ajudam a manter a consciência e a responsabilidade do
trabalhador e
podem ser oferecidos na forma de viagens, computadores, eletrodomésticos entre
outros.
Para
Minamide (2008, Apud. COSTA, 2013, p. 2)) o
grande desafio das empresas e flexibilizar os planos de benefícios para seus
funcionários,
dando a opção de escolher o que melhor se ajusta para eles e suas famílias.
•maiores resultados
incentivos
melhor remuneração
PROPOSTA DE SOLUÇÕES
•
Os
profissionais de maior experiência profissional e idade podem lidar melhor com
a geração Y,
com mais paciência, mostrando outro ponto de vista da mesma história;
•Deixando-os mais livres para opinar.
•Demonstrar que são importantes.
•Realizar rodas de conversa sobre assuntos
pertinentes (quinzenalmente);
•Instalar um sistema de chat interno,
(tipo intranet)colocando uma comunicação exclusiva entre eles
(colaboradores X e Y)
•Realizar uma gestão democrática;
•Flexibilizar horários;
•Propor um ambiente mais agradável, com
sua decoração, uma sala de relaxamento com jogos virtuais, poltronas de
descanso para todos, wi-fi.
Educação corporativa de onde surgiu
?
MEISTER,
1999, p. xv,Apud.
CRUZ , 2010,p.8
5
O QUE É EDUCAÇÃO CORPORATIVA
6
Como a Educação Corporativa vai
ajudar a TWA
Maioressume
melhorltados
7
AS FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO
CORPORATIVA
8
Implantar
a
educação corporativa na TWA
É necessário que tenha:
Articulação entre
áreas e processos;
Alinhamento com instrumentos de
gestão ;
Integração com as práticas do
negócio ;
Governança e
mecanismos de decisão ;
Processos de
gestão ;
Indicadores e monitoramento;
9
Os Sete Princípios da Educação
Corporativa
10
10
Mensurando a educação corporativa
na TWA
10
11
Referência Bibliográficas
•CRUZ,
Daniele. Educação Corporativa: a proposta empresarial no discurso e na
prática. Educação em Revista, v.
26, n. 02, p. 337-358, 2010.
•EBOLI,
Marisa
Pereira. O
papel das lideranças no êxito de um sistema de educação corporativa. RAE-Revista
de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 118-122, 2005.
•EBOLI,
Marisa Pereira; JUNIOR,
Flavio
Hourneaux
Junior; DIAS,Carolina
Aparecida de Freitas Dias, Avaliação de Resultados em Educação
Corporativa: Análise dos Níveis de Avaliação de Kirkpatrick-Phillips
e sua Relação com o Balanced
Scorecard.
XXXVII Encontro da ANPAD. Rio de janeiro. 2013.
•AGUILAR, Camila da Silva et.al
GERAÇÃO Y E OS DESAFIOS DA LIDERANÇA.[Artigo-Curso de Adm.]Orientadora:
Msc. Mara Sueli de Moraes Miguel, CEUNSP, Itu, SP. 2012. Disponível em: http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/edEspecialMaio2012/Geracao_Y_e_os_Desafios_da_Lideranca.pdf
•COSTA,
Carlos Eduardo da. A REMUNERAÇÃO
MODERNA.[artigo-online]. 2013 Disponível em: https://dpsprogblog.files.wordpress.com/2013/08/atps-7c2ba-arquivo-atps.pdf
Acessado 27/9/2015 as 22:46
•MEISTER,
J. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.
7
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