Os livros Parâmetros
Curriculares Nacionais são instrumentos para auxiliar os professores na
elaboração de projetos, Projeto político pedagógicos, na escolha dos livros a
serem utilizados, auxilia na escolha dos materiais didáticos pedagógicos que
cada professor vai utilizar ao planejar suas aulas, são parâmetros que podem
ser adaptados de acordo com cada região brasileira, são flexíveis, pois cada
realidade cultural é única dentre as diferentes tradições e costumes do povo
brasileiro.
O Ministério
da Educação e do Desporto almeja consolidar os Parâmetros para que cada escola
possa pesquisa-lo e utiliza-lo como um comparativo de onde se quer chegar. Ele apontar
metas de qualidade que servem para o professor perceber as necessidades de seus
atuais alunos. Esses parâmetros são ícones objetivos que possibilita ao
educador poder ajudar o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão
participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.
Existem
temas que são relevantes e devem estar presentes em todas as escolas do Brasil
independente da região são eles: o meio ambiente e a saúde em geral, consigo e com
os outros, inclusive com os animais e com o Planeta. A sexualidade tema gerador
que possibilita a inclusão da diversidade e diferenças dos indivíduos sociais que
acaba por englobar as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à
dignidade do ser humano e à solidariedade.
O
currículo em movimento que o Distrito Federal trabalha com ele também serve para
auxiliar a formação e uma melhora da qualidade pedagógica dos docentes que no
D.F. trabalham. É também um documento que serve de base para a construção dos
planejamentos de ensino e de aula dos professores. No Distrito Federal para
atender uma maioria de crianças assegurando-lhes o direito a educação básica
foi dividida em ciclos e não mais em um regime seriado para separação das
crianças nas turmas de aprendizagem, passando a acrescentar mais um ano a
educação básica como obrigatória para as crianças que tem que estudar.
O
currículo em movimento da educação básica nas series iniciais organiza as
estratégias didático pedagógico afim de que estas sejam vivenciadas e o
conhecimento advindo das experiências seja partilhado e utilizado por outros
educadores.
Uma das propostas
do Currículo é que os Conselhos de Classe sejam participativos com
uma análise das aprendizagens dos alunos para que ocorra uma realimentação e
assim uma reorganização da prática docente, que os educadores proporcionem uns
aos outros uma formação continuada na escola e que a coordenação pedagógica
seja um momento de trabalho coletivo.
A avaliação formativa foi
adotada como concepção e prática norteadora para toda a Educação Básica. Este
modelo avaliativo onde são utilizados diferentes instrumentos e procedimentos
que demonstram como esta acontecendo a aprendizagem ou não dos alunos.
Possibilita que o docente perceba no
decorrer da realização das atividades se o discente esta progredindo,
transformando aqueles conceitos em algo internamente compreensível
transformando conceitos e atitudes, formando princípios e valores.
O
currículo atualmente contempla as questões de nossa sociedade quando
trata a aprendizagem das crianças como um processo de interação entre discente
e docente, onde este precisa compreender como seu aluno aprende e propor
estratégias diferenciadas onde ele ira aprender onde estiver dentro ou fora da
escola. O professor deve refletir constantemente quanto a sua prática
pedagógica buscando melhora-la através da formação profissional. Desta forma as
crianças vão pensar aprender e produzir novas ideias respeitando a diversidade
existente na sociedade vigente. O papel
do professor é o de mediador e interventor de ações pedagógicas fazendo
com o aluno várias estratégias, o que
farão ambos crescerem juntos. Quando o aluno aprende significa que ele ira
transformar construir, registrar e argumentar os conhecimentos adquiridos e
compreendidos e transformados sobre determinada área do saber. É preciso ver o
estudante como principal agente e autor da própria aprendizagem.
Afirmar que existe uma maneira correta de
abordar os conteúdos em sala de aula é uma atitude precipitada e limitadora. O
educador deve procurar exercer seu papel de mediador favorecendo a
problematização das questões sociais vivenciadas de forma contextualizada. Deve
propor aos estudantes situações que os façam pensar e buscar soluções
particulares, porem buscando o bem de todos, fazendo com que haja uma
valorização da cultura. O educador vai proporcionar dinâmicas em sala de aula
que desenvolvam a autonomia, gerada por adquirir novas experiências e saber
lidar com elas e de novos conhecimentos que desenvolvam o senso critico , que
saiba registrar em sua memória as ideias formuladas e advindas das tradições,
tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil.
Parâmetros curriculares nacionais : matemática /Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.142p.
TINÉ,
Sandra Zita Silva CURRÍCULO EM MOVIMENTO
PARA EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário