PROJETO SOCIAL
I
– Nome do projeto – SUPERANDO AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES MOTORAS
II
– Introdução
Os Projetos Sociais(P.S.) buscam desenvolver nos
indivíduos que participam dele o desenvolvimento psicossocial de pessoas que
estão a margem na sociedade. Todo projeto busca minimizar, por meio da oferta
de atividades, as diferenças sociais econômicas de um local. Como escreve Silva
(2010, p.2):
O principal
objetivo dos projetos sociais é contribuir para a redução da pobreza e das
desigualdades e atuar em prol do desenvolvimento local, regional e nacional,
gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em
risco ou em desvantagem social na sociedade.
A maioria das pessoas que projeta as atividades nos
projetos sociais ás faz partindo do que sabe fazer em busca de acolher
determinado público que está ou não em situação de risco, pois crianças que
participam de P.S. não ficam nas ruas, estão ocupadas fazendo algo bom e
produtivo em vez de estarem vivenciando situações que irão corromper a moral
deste individuo dentro do contexto em que se encontra (de marginalização
social) ou de estarem no ócio imaginando, inventando coisas equivocadas para
fazer.
A ONU cita Cohen & Franco (1999,p.8) quando
coloca que um projeto deve ser tratado como um “empreendimento planejado que
consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, para
alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um
período de tempo” (In. SANTOS, 2013, p.4), compreende-se então que para se
realizar um projeto Social deve-se planejar e pesquisar preços, materiais a
serem utilizados, local, e mais ainda quanto tempo se leva para fazer cada
atividade. As atividades são realizadas para satisfazerem os objetivos traçados
para solucionar uma situação problema. Por exemplo, crianças que ficam na rua
agindo com vandalismo pinchando, é conveniente um curso que ensine a grafitar,
com os mais velhos ensinando os mais novos. Colocar um professor a disposição
para reforço, Ver o que gostam para atrai-los para o P.S. e assim ter momentos
com eles para ensinar regras da sociedade, seus direitos e deveres.
[...] entende-se que a construção da motricidade é
indissociável de processos de aprendizagem. Por um lado, a passagem da
motilidade biológica (atributo de todos os animais e até de alguns vegetais) à
motricidade (formação sócio-histórica tipicamente humana) pressupõe a aprendizagem
de diversas habilidades motoras (com seus respectivos significados sociais e
sentidos pessoais), com ou sem a mediação de um agente cultural (pais, irmãos,
amigos, professores, livros, imagens no cinema e na televisão, etc.). Assim
sendo, pode-se afirmar que a motricidade é produzida por processos de
aprendizagem.(KOLYNIAK FILHO, 20110, p.58)
O Projeto social, onde será aplicado como um
projeto interventivo, em questão é o Centro de Ensino 04 de Sobradinho II,
situado Ar 10 conjunto 9 lote 01, Sobradinho II D.F. foi fundado em prol do
atendimento das necessidades da comunidade local que tinham crianças em idade
escolar mas não tinham onde estudar. A escola possui 17 salas
de aulas, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática,
Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado
(AEE), Cozinha-cantina, Biblioteca, Banheiro no prédio, Banheiro adaptado aos
alunos com deficiência ou que tenha dificuldade em se locomover.
A equipe pedagógica consiste em 1 diretor
administrativo, 1 diretor pedagógico(vice), XX secretários, XX professores, XX monitores, XX coordenador pedagógico, XX supervisor
administrativo, XX merendeiras, XX porteiros e vigias, 1 pedagoga, 1 Orientadora educacional,
Professora sala de recursos.
Atende ao Ensino Fundamental, Ensino
Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos Supletivo
III
– Objetivos Gerais
_ Ampliar a
capacidade motriz dos estudantes afim de promover o aprimoramento ou
desenvolvimento de habilidades necessárias a aprendizagem, como: lateralidade,
equilíbrio, controle da força, percepção visual, discriminação auditiva e
interpretação de informações, atenção e concentração, planejamento, capacidade
de repetir igualmente os modelos.
IV
– Objetivo Específico
Ampliar a capacidade motriz
Aprimorar habilidades necessárias a aprendizagem;
Realizar alongamentos , trabalhando a flexibilidade
do individuo;
Incentivar a construção de planejamento para
executar tarefas;
Interpretar informações, enigmas, codificação,
usando sequenciação, ordenação, seriação, classificação;
Desenvolver o senso critico;
Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe com
harmonia;
Despertar e identificar lideres nas turmas;]
Reestabelecer aspectos motores, perceptivos e
cognitivos por meio de atividades previamente selecionadas;
V
– Metas
Após a realização do circuito de exercícios
durantes duas semanas os alunos deverão
apresentar um postura motora aprimorada
desenvolvendo os movimentos com mais agilidade e harmonia, apresentando
equilíbrio e compreensão das tarefas realizadas cotidianamente ou solicitadas.
Na aprendizagem deverão ao menos começar a se
organizar ordenadamente para realizar as tarefas didáticas pedagógicas em sala
de aula. Apresentando um comportamento solucionador e investigativo, já que
algumas habilidades foram desenvolvidas no discente.
VI
– Justificativa
A situação problema que foi detectada pelo
acadêmico foi a necessidade dos alunos
com dificuldades de aprendizagem, que possuem necessidade de desenvolver
características motoras dantes não trabalhadas. Que irão auxiliar na
aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico.
A coordenação motora é facilmente desenvolvida, por
meio de exercícios como correr, pular, chutar, arremessar, quicar bola, etc. a
questão seria que exercícios aplicar aos alunos para que desenvolvam outras
habilidades que contribuirão para o desenvolvimento psicomotor e influenciar na
aprendizagem do alunado.
Essas habilidades que quando menores esses alunos
não desenvolveram na infância agora
fazem falta no momento de adquirir conhecimentos necessários a idade e a série
que estão cursando.
VII
– Metodologia
Para ser algo atrativo aos alunos o projeto será desenvolvido
em um horário em que ele já esta na escola. Será como uma gincana com turmas
competindo em prol de uma premiação, mas na verdade eles estarão participando
de uma série de exercícios psicomotores. Será dito que são exercícios
preparatórios para a gincana que será a culminância do projeto. Os alunos hoje
em dia não gostam de participar das aulas de educação física, acham ruim mas
com um estímulo será atrativo e todos participarão, da melhor forma possível
com o intuito de ganhar a gincana.
VIII
– Cronograma
Data
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turmas
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Atividades a serem realizadas
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Materiais
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objetivos
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20/5/2015
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Labirinto no saco de gel(empurrar a bolinha no
labirinto até chegar a chegada)
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Saco plástico , gel de cabelo, bolinha de gude
fita adesiva
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Treinar lateralidade, posicionamento, percepção
visual e tátil
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Bolinhas no lugar(colocar as bolinhas nos
buraquinhos, dentro de uma caixa com tampa buracos na tampa no formato
colocar 12 bolinhas de pingue –pongue em 30 segundos)
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Caixa de papel, estilete, 12 bolinhas de pingue
pongue (ou peças de figuras geométricas feitas de isopor, plástico madeira), cronômetro.
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Aprimorar o Direcionamento, agilidade, pinça com
dedos, percepção visual das diferentes formas.
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Corrida das colheres (O aluno deve levar arroz a
uma distancia de três metros até encher um pote de danone vazio)
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Colheres, arroz, pote de danone, mesas
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Aprimorar Agilidade, equilíbrio, postura corporal
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Comprando ingrediente para o bolo( o aluno
recebera uma lista e vai ler para o
colega depois ele ira no mercado pegar os ingredientes, enquanto o outro ira
somando os valores silenciosamente-cálculo mental simples, o que esta somando
não pode dizer de novo os ingredientes no momento de captação deles)
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Bolas(ovos) caixas(simbolizando objetos, com as
embalagens do produto colada)placas com valores,
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Aumento da memória, percepção visual, memória
auditiva, calculo mental
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Bola enfileirada(todos em fila, irão passar a
bola alternadamente, em cima e em baixo ate o ultimo da fila que vai para a
posição de primeiro, ganha aquele que o primeiro da fila retorna ao seu
lugar)
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Bola
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Utilizar a
atenção, agilidade, pensamento lógico ´para alternar a bola e correr,
lateralidade, direção equilíbrio, controle do corpo, atenção
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Identificando objetos, com o pé (o aluno de olhos
vendados deverá dizer com no que o pé dele esta tocando)
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Bacia, venda para os olhos, objetos para serem
identificados
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Percepção tátil, memória, concentração
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Alinhavo na escumadeira( o aluno devera alinhava
da esquerda para a direita de fora para dentro
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Escumadeira e lã
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Concentração, atenção, controle manual
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Realizar um circuito psicomotor( com obstáculos)
em 2 minutos
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Cadeiras, mesas, cordas, cones, tubos
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Propiciar a descoberta
do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento.
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Ritmo musical da banda( um aluno começa fazendo
um barulho com um tambor, o outro vai imitar o barulho com outro instrumento
e criar um novo, ganha a equipe que fizer mais barulhos sem errar.
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Instrumentos musicais feitos de sucata, e
brinquedos musicais
|
Desenvolver o ritmo,
criatividade, memória auditiva por meio da escuta.
•Desenvolver a cooperação, solidariedade, comunicação, liderança e entrosamento, ao realizar o ritmo do outro membro da equipe |
IX
– Recursos Materiais
Escumadeira e lã; bola; Bolas(ovos)
caixas(simbolizando objetos, com as embalagens do produto colada)placas com
valores, Saco plástico , gel de cabelo, bolinha de gude fita adesiva; Bacia,
venda para os olhos, objetos para serem identificados; Cadeiras, mesas, cordas,
cones, tubos Instrumentos musicais feitos de sucata, e brinquedos musicais;
Colheres, arroz, pote de danone; Caixa de papel, estilete, 12 bolinhas de
pingue pongue (ou peças de figuras geométricas feitas de isopor, plástico
madeira), cronômetro.
X
– Avaliação
Cada jogo ou atividade proposta tem um motivo de
ser aplicada de acordo com Veiga &Casteleins (2006, p.669) existe vários
tipos de jogos e cada um com seu objetivo:
Os jogos motores permitem a participação
efetiva do corpo da criança em sua
totalidade. Um exemplo de jogo motor é o
pega-pega que possibilita trabalhar recursos físicos como agilidade,
velocidade, reflexos, visão e outros.
Os jogos sensoriais podem ajudar no
desenvolvimento dos órgãos dos sentidos,
nos quais a criança desenvolve essas
habilidades brincando. Por meio da cobra-cega que é um exemplo de jogo
sensorial, pode-se trabalhar o sentido da audição e do tato. Por meio dos jogos
criativos pode-se desenvolver a criatividade, a espontaneidade e a imaginação
das crianças, usando gestos imitativos, interpretativos e corporais. Esses
jogos possibilitam à criança imaginar e criar situações novas de maneira mais
espontânea.
Os jogos
motores serão avaliados e dados como bom desenvolvimento a cada vez que houver
a prática dos exercícios e os alunos apresentarem maior, ou melhor evolução na
agilidade, visão holística, utilizar mais os reflexos e equilíbrio. Os jogos
sensoriais desenvolverão os sentidos e assim as noções perceptivas visuais,
auditivas, táteis, conforme forem se tornando mais velozes e acertando mais
objetos se assim for a atividade, estará apresentando evolução. Para os jogos
motores criativos será avaliado a capacidade de imitação melhor, maior ritmo,
memória, criatividade, raciocínio lógico e capacidade de planejar e a criação
de estratégias próprias de autoconhecimento da aprendizagem.
XI – Bibliografia
ANDRADE,
Jaqueline. O desenvolvimento psicomotor: suas implicações e
contribuições para o aprendizado escolar Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/o-desenvolvimento-psicomotor-suas-implicacoes-e-contribuicoes-para-o-aprendizado-escolar/112952/#ixzz3oNsJIiV0, 2013.Acessado em 2/10/2015 as 22:37
COUTINHO,
Renata Buarque Goulart; MACEDO-SOARES, Teresia Diana L. v. A. de
and SILVA, José Roberto Gomes da.Projetos sociais de empresas no
Brasil: arcabouço conceitual para pesquisas empíricas e análises
gerenciais. Rev. Adm. Pública [online]. vol.40, n.5, pp.
763-787. Rio de Janeiro, 2006. ISSN 0034-7612.
KOLYNIAK FILHO,
Carol. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação
escolar . [ARTIGO] Construção
Psicopedagógica, Vol. 18, n.17, pg.
53-66, , São Paulo-SP, 2010. Disponível em
<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em 12 out. 2015.
SILVA,
Tassiane Beatriz de Souza . Projetos
sociais. 2010.Disponível em: http://www.fea.br/index.php/projetos-sociais
acessado em 2/10/2015
as 23:00
SANTOS,
Luis Carlos. Projetos Sociais:
Fragmentos de ensinamentos. Revista ADM pública: vista & revista.
Departamento de Ciencias Humanas,Ano I, nº 4 p. 39-50. UNEB.
2013.https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2013.pdf
VEIGA,
Léia da &CASLELEINS. Vera Lúcia. A
contribuição do jogo para o desenvolvimento motor da criança de educação
infantil. 2006 PUCPR: Disponível em:
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-060-TC.pdf ACESSADO EM 23/9/2015 AS 21:39
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