SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................
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05
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1.GESTÃO DE
DESEMPENHO NO SETOR HOSPITALAR..............................
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06
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2.PROPOSTA DE
TREINAMENTO.....................................................................
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08
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3. PLANILHA
DO CURSO PARA ADMINISTRADOR DO POSTO....................
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10
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4.QUADRO
AVALIATIVO DE COMPETÊNCIAS POR CARGOS......................
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12
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5.
CONCLUSÃO..................................................................................................
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20
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REFERÊNCIAS....................................................................................................
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20
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INTRODUÇÃO
Este Projeto de Treinamento de Desenvolvimentos dos Serviços Prestados
ao Posto de Saúde do Bairro Itamangi tem como objetivo central “Desenvolver nos
profissionais do posto de saúde uma qualidade no atendimento da comunidade
assistida por eles”. Em todos os postos
há administradores que vão precisar dominar conceitos, ferramentas e técnicas para
aplicar com sua equipe e que o trabalho exige cada vez mais do pensamento e do
esforço para uma qualidade e eficiência no trabalho.
A necessidade deste projeto surgiu após a
participação do Secretário de Saúde Carlos Ruiz da cidade de Guarié, em um
Congresso cujo tema foi: "O apagão da mão de obra na área de saúde: como
gerenciar?". Neste evento,
discutiu-se sobre os benefícios do programa Mais Médicos do governo
federal assim como sobre a gestão de
desempenho. Que desempenho no Secretário uma curiosidade em como os serviços
por ele geridos estavam sendo efetuados e como a sociedade estava sentindo a
respeito. Neste momento fez uma pesquisa de satisfação com os usuários dos
postos de saúde quanto aos serviços prestados pelos seus profissionais. Os resultados
da pesquisa apontaram que o posto de saúde do bairro Itamangi obteve nota
abaixo da média.
Em uma conversa com o
administrador deste posto, Carlos apresentou uma tabela com os indicadores
avaliados e as notas atribuídas a cada um deles. Analisando juntos os
resultados, o próprio administrador identificou que faltava a ele ferramentas e
formação enquanto gestor, de modo que pudesse profissionalizar ainda mais a sua
equipe, traçar com mais clareza os objetivos a serem atingidos por cada um dos
profissionais e buscar melhores resultados.
Este
projeto apresenta propostas de cursos de qualificação para cada funcionário de
acordo com seu setor e função atual. Descreve também quais competências cada
funcionários tem que possuir para conseguir realizar suas atividades com
sucesso e eficiência. Tudo por meio de uma Gestão de desempenho.
GESTÃO DE DESEMPENHO NO SETOR HOSPITALAR
Para compreender
a gestão por competência principalmente no âmbito administrativo deve-se tratar
o conceito de competências, que “representam atitudes identificadas como
relevantes para a obtenção de alto desempenho em um trabalho específico ao
longo de uma carreira profissional ou no contexto de uma estratégia corporativa”.
( BRANDÂO, 2001, p.9), onde o trabalhador seja ele em que setor trabalhar deve
se qualificar para possuir uma excelência nos serviços prestados, mesmo quando
se fala em órgão públicos e privados. A
competência adquirida desenvolve habilidades, e faz o individuo buscar
conhecimentos gerenciais, tecnológicos e de tratamento humanizado nas
organizações que tem clientes e representam um diferencial no atendimento,
realizando com eficácia e eficiência.
A gestão por
competências é quando se estabelece objetivos e as metas a serem alcançados, de
acordo com a intenção estratégica da organização. Busca-se identificar quais
são as lacunas existentes e quais são as competências necessárias para à
consecução dos objetivos a serem alcançados, também há uma análise das
competências internas existentes na empresa. As etapas são:
[...] planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a
avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que
pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os
quais, recrutamento e seleção, treinamento e gestão de desempenho. A ideia é
que a organização e seus profissionais eliminem as lacunas entre o que podem
fazer e o que os clientes esperam que eles façam (STEWART, 1998, p. 84, In:
BRANDÃO, 2001, p.11).
O
secretario e o gestor do posto devem buscar primeiramente encontrar os GAP’s
que vem impossibilitando que o serviço seja feito com eficiência, deve panejar
medidas que solucione-os e faça com que os funcionários atendam a população
como tem que ser. Às vezes é necessário contratar mais gente e dispensar outras
que não estão aptas a exercerem as funções que exercem. A própria lei
regulamenta o processo de Avaliação de desempenho de acordo com França (2013,
p.12):
A regulamentação da Lei n° 11.784/2008 veio em 22
de março de 2010, com a publicação do Decreto 7.133, de 19 de março de 2010, o
qual estabeleceu critérios e procedimentos gerais a serem observados para a
realização das avaliações de desempenho individual e institucional e para o
pagamento de 49, de um total de 87 gratificações de desempenho hoje vigentes e
pagas no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e
fundacional.
Um
curso indicado aos gestores tanto para secretário quanto para gestor do posto
de saúde é o de avaliação em saúde e o que trata sobre
política nacional de humanização da gestão e da atenção à saúde, descritos
abaixo com maior especificidade:
O de avaliação que possui os seguintes objetivos: Aplicar os
conhecimentos adquiridos ao longo da formação, de modo a promover a melhoria
das ações relacionadas ao monitoramento e à avaliação de programas e redes de
atenção à saúde. Identificar e utilizar os principais instrumentos de
planejamento, programação, monitoramento e avaliação do SUS, considerando o
processo de municipalização e a descentralização das ações em saúde. Elaborar e desenvolver um plano de
monitoramento e/ou avaliação abordando temas de interesse e de relevância no
contexto da saúde pública. Com a proposta curricular com os seguintes
conteúdos: Avaliação e prática avaliativa; Planejando a avaliação: o que
avaliar; Modelos e abordagens em avaliação; Técnicas e métodos em avaliação; Gerenciando
e executando a avaliação; Avaliando a avaliação: meta-avaliação.
O curso de política
nacional de humanização da gestão e da atenção à saúde possuirá o seguinte
objetivo: Compreender a complexa dinâmica da produção da tríade
saúde-doença-atenção e de intervir sobre problemas de gestão dos serviços e
processos de trabalho em saúde com soluções criativas, tomando por referência a
Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde (PNH). Com
o respectivo conteúdo: A política nacional de humanização da gestão e da
atenção à saúde. O curso deve proporcionar a ambos os gestores como ser um visionário.
Que busca o apoio institucional em serviços de saúde, com o sentido da
Humanização da Atenção e da Gestão.
PROPOSTA DE TREINAMENTO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES A SEREM ATENDIDAS
DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO ITAMANGI.
Primeiramente há
a necessidade de desenvolver, no administrador do posto de saúde, o conceito de
gestão do desempenho, para que o Sr. Carlos Roberto Ruiz Cargo o Secretário de
Educação. Para melhor gerir o posto o administrador deve compreender as
competências que lhes são exigidas para tal cargo que são:
·
Planejar,
programar, coordenar e avaliar as atividades inerentes à gestão da Documentação
Administrativa, do Apoio Logístico, de Recursos Humanos, de Tecnologia da
Informação e dos assuntos Econômico-Financeiros, observando normas, rotinas e
diretrizes técnico-administrativas;
·
Gerenciar
os recursos alocados.
·
Implantar
e gerir mecanismos de garantia da qualidade dos serviços afetos às Gerências;
·
Manter
um vínculo estreito entre os diversos setores de forma que as atividades
aconteçam interdependentemente, objetivando a eficácia, a eficiência e a
efetividade da gestão administrativo-financeira;
·
Controlar
e prestar contas dos recursos orçamentários e financeiros postos à disposição
pela Secretária de saúde e/ou Ministério
da Saúde;
·
Promover
intercâmbio entre as áreas de sua Unidade, demais Gerências, Diretoria Clínica,
Serviços e Órgãos de Assessoramento;
·
Cooperar
no estabelecimento de planos, diretrizes e estratégias referentes aos sistemas
administrativo e econômico.
·
Solicitar
à chefia imediata e viabilizar a participação dos profissionais em simpósios,
seminários, cursos de atualização e/ou aprimoramento técnico, a partir das
necessidades identificadas, mantendo a equipe atualizada;
·
Opinar
em atividades, procedimentos e atos que envolvam a equipe, obedecendo às normas
e medidas específicas preconizadas na Bioética e biossegurança, com rigorosa
observância aos preceitos éticos;
·
Cumprir
e fazer cumprir o horário regulamentar de trabalho, bem como as normas vigentes
emanadas dos níveis hierárquicos superiores;
·
Delegar
competência para a prática dos serviços inerentes aos cargos, com prévio
conhecimento dos níveis hierárquico superiores;
·
Informar
processos administrativos e apurar irregularidades, adotando, nos limites de
sua competência, as medidas cabíveis, conforme o que for apurado;
·
Elaborar
planos de inclusão ou exclusão de atividades organizacionais e/ou funcionais,
com vistas à simplificação e á racionalização de métodos de trabalho;
·
Analisar
os relatórios dos serviços sob sua competência, repassando a Secretária de
Saúde as informações pertinentes; (OLIVEIRA & LOPES, 2010, p.10-11)
Acredita-se que para agir de
acordo com estas competências o gestor do posto deva estudar os seguintes temas
de acordo com Brasil (2015, p. 21-22):
Avaliação de Saúde Bucal.
Vigilância e Prevenção de Acidentes e de
Violências.
Avaliação Antropométrica e do Estado Nutricional.
Verificação da Situação Vacinal. Avaliação de
Doenças e Agravos em eliminação.
Promoção da Alimentação Saudável.
Gestão do desempenho.
A situação recorrente em
postos de saúde e hospitais é realmente a falta de conhecimento administrativo
dos gestores que além de conhecer os conceitos básicos administrativos deve
conhecer quais são os serviços prestados e como eles são organizados para que
possa haver uma harmonia entre qualidade e
custos dos serviços.
PLANILHA CURSO
ADMINISTRADOR DO POSTO:
Curso
|
Conteúdo
|
Objetivos
|
Horas/ aulas
|
||
Gestão de qualidade em
saúde
|
Avaliação e Indicadores
de Desempenho
Modelos de Atenção e de
Gestão
|
Desenvolver estruturas, sistemas e
processos de gestão da qualidade na área da saúde;
Empregar estratégias para a qualidade no
segmento hospitalar e de saúde;
Identificar, avaliar e propor melhorias nos
processos do segmento de saúde – especialmente o hospitalar;
Planejar, implementar e avaliar um programa
de gestão da qualidade
|
80h/a
|
||
Motivação em equipes de
saúde
|
Tipos de liderança; Teoria
da motivação de: Maslow, Stoner e Freeman (1999), Bergamini (1997);
Ergonomia;
|
Gerenciar equipes de trabalho, mantendo contato com médicos,
enfermeiros e membros da equipe administrativa.
|
20h/a
|
||
Logística em materiais hospitalares
|
Patrimônio e Estoques;
Licitação; recebimento;
Controle de pedidos;
|
Conferir A planilha de previsão e provisão do sistema de estoque,
compras e distribuição de material.
Conferir a organização dos processos de compras e
controles de custos.
|
60h/a
|
||
Estrutura e Funcionamento do Sistema de
Saúde Pública
|
Sistema Único de Saúde;
Processo de Trabalho em Saúde;
Legislação e Regulação;
|
Compreender a legislação para agregar mais
projetos e assim conseguir mais recursos em termos de aparelhos, medicamentos
e serviços para o posto.
|
60h/a
|
||
Gestão do custo dos serviços
|
Financiamento e Orçamento
|
Realizar cálculos e projeções das
necessidades para um atendimento com qualidade tanto dos médicos, quanto
farmácia e vacinação e laboratório;
|
80h/a
|
||
Para os demais colaboradores
do Posto de saúde também há propostas de cursos, pois se acredita que: Fornecendo
subsídios científicos e profissionalizantes que contribuíssem para o bom
desempenho profissional, trazendo melhor conhecimento das atividades
desenvolvidas por outros setores e finalmente trazer á esses profissionais a
integralidade e a multidisciplinaridade, melhorando o convívio e consequentemente
otimizando o trabalho deste Posto que quando alcançado o êxito poderá ser
aplicado a outros postos de saúde.
Cargo
|
Quantidade
de pessoas
|
Formação
escolar
|
Tema
|
Objetivo
do treinamento
|
Médico
|
Geral
Pediatra
ginecologista
|
Bacharel
em medicina com especialidade
|
Atendimento
médico humanizado como diferencial no mercado de trabalho
|
• Desenvolver habilidades e competências
necessárias para o autoconhecimento e atualização para o mercado de trabalho;
• Capacitar os profissionais que atuam em consultórios e clínicas para entenderem seu papel, a importância do atendimento com cortesia, respeito e qualidade;
• Apresentar de forma prática soluções que
auxiliam nestas ações.
|
Técnico
em enfermagem
|
|
Curso
técnico de enfermagem Mínimo ensino médio
|
técnicas de aplicação de
injetáveis.
|
Proporcionar uma nova abordagem das técnicas de
administração de medicamentos, os cuidados com os clientes e a segurança do
profissional e as regras gerais para o preparo das medicações.
|
Enfermeiro
|
|
Bacharel
em enfermagem
|
Tratamento
com os idosos
|
Apresentar e identificar os cuidados específicos relacionados ao idoso
e refinar o relacionamento entre profissional e paciente através dos
conhecimentos ofertados para um serviço de qualidade.
|
Auxiliar
de enfermagem
|
|
Curso
profissionalizante de auxiliar de enfermagem
|
Técnicas
de curativo
|
Realizar curativos com as novas técnicas empregadas, distinguindo os
tipos de feridas e realizar um tratamento humanizado com o paciente e sua
dor.
|
Recepcionista
|
|
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Recepção
hospitalar
|
Compreender
conceitos da estrutura hospitalar,
terminologias no serviço de saúde e outros pontos que são essenciais para os
profissionais que atuarão na recepção de hospitais, clínicas, laboratórios e
postos de saúde.
|
Farmácia
|
|
|
Atualização
das rotinas da farmácia
|
Desempenhar as principais funções exigidas para a profissão
de Auxiliar de Farmácia, como a dispensação e organização dos medicamentos,
classificação dos medicamentos por patologias,
|
Almoxarifado
|
|
|
1.
Eficiência e organização do espaço
2. minimização das perdas por deterioração
|
Aprender
e aplicar as técnicas de estocagem com otimização do espaço do almoxarifado.
Realizar
controle e conferencia dos medicamentos para realizar o PEPS e solicitação
efetiva de material e medicamentos sem excesso para não haver desperdício de
recursos financeiros e materiais.
|
Limpeza
|
|
|
Atualização para Auxiliares de
Higiene e Limpeza.
|
Revisar e atualizar os conhecimentos
e técnicas de trabalho, corrigir posturas e esclarecer eventuais dúvidas em
relação ao trabalho desempenhado dentro da instituição.
|
Vigilante
|
|
|
Humanização
no atendimento a paciente e acompanhante
|
Capacitar o aluno a entender o papel da
segurança em ambiente Hospitalar.
|
QUADROS AVALIATIVO DE COMPETÊNCIAS POR CARGOS
Para um bom atendimento, do posto de saúde de
Itamangi é necessário que cada funcionário saiba quais são as competências que
eles devem possuir e ter consciência de como serão avaliados, são pré-requisitos
para a função ser exercida em qualquer lugar conforme é apresentado nos quadros
abaixo:
Nota/
valor/ conceito
|
0-2
péssimo
|
2-4
ruim
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4-6
regular
|
6-8
bom
|
8-10 ótimo
|
Setor/
cargos
|
Competências/
atribuições
|
|
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|
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Recepção
|
Controlar a
recepção dos pacientes e dos visitantes, prestando as informações
necessárias;
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|
Proceder à
orientação dos pacientes para o direcionamento aos setores pertinentes;
|
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Serve como primeiro ponto de informação para o usuário
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|
Atender de forma satisfatória o usuário
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|
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|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 18)
Porteiro
ou vigilância
|
Funcionário
|
|
|
|
|
Competências
|
CARGO
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|
|
|
|
Providenciar a abertura e o fechamento das vias de
acesso ao local nos horários estabelecidos;
|
|
|
|
|
|
Controlar a entrada e a saída de servidores, pacientes
e públicos em geral;
|
|
|
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|
Fiscalizar a
entrada e a saída de todos os tipos de volumes;
|
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|
|
|
|
Zelar pela eficiência do fluxo de acesso às Unidades
de atendimento de saúde
|
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|
|
|
Estabelecer,
manter atualizadas e fazer cumprir as rotinas do Plano de Contingência;
|
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|
|
Manter a
vigilância na área das instalações do local de saúde
|
|
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|
|
Fazer a
triagem, o registro e o encaminhamento de veículos, de acordo com as normas
de entrada, saída e movimentação na área do estacionamento do posto de saúde.
|
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Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 19)
Auxiliar de enfermagem
|
Nome do funcionário =>
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Competências
|
Setor
em que atua
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|
|
Preparar
o paciente para consultas, exames e tratamentos
|
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|
|
Executar
tratamentos prescritos
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|
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|
Prestar
cuidados de higiene e alimentação do paciente
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|
Zelar
pelo conforto e segurança
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Auxiliar
e ministrar medicamentos
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Aplicar
e conservar vacinas
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|
Realizar
curativo
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Colher
material de exames laborais
|
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Atividades
de desinfecção e esterilização
|
|
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|
|
|
Testes
para subsídios de diagnósticos
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|
|
|
Controle
de pacientes e de comunicantes em doenças sexualmente transmissíveis
|
|
|
|
|
|
Aplicar
oxigenoterapia e nebulização
|
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|
|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 35)
Técnico de enfermagem
|
Competências
|
|
|
|
|
Assistir o enfermeiro no planejamento das atividades
de assistência no cuidado ao paciente.
|
|
|
|
|
|
Prevenção e execução de programas de prevenção e
assistência integral a saúde.
|
|
|
|
|
|
Participação em programas de higiene e segurança do
trabalho
|
|
|
|
|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 35)
Enfermeiro
|
|
|
|
|
Competências
|
Cargo/setor
de atuação
|
|
|
|
Gerenciar as atividades da Central de Materiais e
Esterilização
|
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|
|
|
Estabelecer as medidas necessárias ao
desenvolvimento e à manutenção do padrão de assistência aos pacientes,
incluindo o controle de infecção hospitalar
|
|
|
|
|
Estabelecer e padronizar os procedimentos para
consulta e prescrição de enfermagem aos pacientes
|
|
|
|
|
Planejar as atividades relativas às Unidades sob sua
subordinação direta
|
|
|
|
|
Participar de reuniões periódicas promovidas pela
chefia imediata, transmitindo aos demais integrantes da equipe os resultados
obtidos
|
|
|
|
|
Assegurar a manutenção preventiva e corretiva dos
equipamentos, aparelhos, instrumental e outros materiais sob a
responsabilidade da Gerência
|
|
|
|
|
Informar processos administrativos e apurar
irregularidades, adotando, nos limites de sua competência, medidas cabíveis
de acordo com o que for apurado
|
|
|
|
|
Supervisionar, cumprir e fazer cumprir o Código de
Ética e a legislação pertinentes às atividades desenvolvidas
|
|
|
|
|
Elaborar escala de férias e das atividades dos
servidores lotados na Unidade, em consonância com a chefia imediata, opinando
nas alterações quando solicitado e/ou por interesse do serviço
|
|
|
|
|
Realizar um planejamento coordenado com as diversas
unidades do Hospital, observando principalmente os casos em que houver
necessidade de alteração de atos e procedimentos e tomando todas as medidas
cabíveis e em tempo hábil
|
|
|
|
|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 20-23)
|
Funcionário
|
|
|
|
Farmácia
popular
|
Setor de atuação
|
|
|
|
Farmacêuticos
administrativos
|
|
|
|
|
Competências
|
Elaborar informes técnicos sobre
medicamentos (modificações, uso, novas formulações);
|
|
|
|
Elaborar informes técnicos
sobre medicamentos (modificações, uso, novas formulações);
|
|
|
|
|
Realizar ou participar em atividades educativas
sobre o uso adequado de medicamentos dirigidos á comunidade;
|
|
|
|
|
Participar desenvolver ou realizar estudos de
utilização de medicamentos;
|
|
|
|
|
Participar desenvolver ou realizar estudos de
Farmacovigilância e Farmacoeconomia
|
|
|
|
|
Controlar, verificar e analisar o recebimento dos
medicamentos conferindo os itens com a nota fiscal e autorização de
fornecimento
|
|
|
|
|
Armazenar dos medicamentos em local apropriado de
acordo com as normas da ANVISA e utilizando o procedimento PEPS (primeiro que
entra é o primeiro que sair)
|
|
|
|
|
Dispensar os medicamentos a todas as unidades
solicitantes do HUJM, através de prescrição médica ou formulários específicos
da enfermagem.
|
|
|
|
|
Estabelecer programas de controle da qualidade dos
medicamentos; acompanhamento do consumo e reposição de medicamentos de emergências
|
|
|
|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 56-57)
ALMOXARIFADO
|
Nome dos funcionários =>
|
|
|
|
Competências
|
Planejamento e controle do estoque de materiais
padronizados: Médico Hospitalares, laboratoriais, expediente/informática,
manutenção, tecidos, lavanderia, descartáveis em geral, gases medicinais e
outros estocáveis.
|
|
|
|
Receber os materiais adquiridos,
certificando/conferindo a especificação, marca de fabricação, qualidade e
quantidade, custo unitário/total, CNPJ/Razão Social da Empresa fornecedora,
através da AF/empenho, cuja Nota Fiscal também deverá estar conforme a especificação
técnica descrita na AF/empenho;
|
|
|
|
|
c) Manter estoque mínimo de Materiais
Médico-Hospitalares junto à Central de Kits (extensão do Almoxarifado), para
atendimento das Unidades Clínicas diariamente, via Prescrição Diária Médica e
de Enfermagem por paciente;
|
|
|
|
|
d) Realizar
mensalmente, inventários/conferências dos materiais em estoque e balancetes físicos
contábeis e encaminhar para as instâncias competentes
|
|
|
|
|
e)
Acompanhar/Supervisionar o cumprimento do prazo de entrega de todos os materiais
adquiridos junto aos Fornecedores.
|
|
|
|
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 23)
Limpeza
|
Funcionário
|
|
|
|
Competências
|
Compreende as
atribuições de zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal;
|
|
|
|
Higienizar e
desinfetar as áreas e equipamentos sob sua responsabilidade;
|
||||
Zelar pelas condições de acondicionamento e destino
do lixo, conforme normas da vigilância sanitária;
|
||||
Lavar, secar e passar peças de roupas;
|
||||
Mudar a posição dos móveis e equipamentos,
colocando-os nos locais designados, preparar e servir cafés, chá, sucos,
lanches, merenda, refeições e outros;
|
||||
Guardar e manter o controle do gasto de materiais e
produtos utilizados na desinfecção e higiene;
|
||||
Executar outras
atribuições afins
|
||||
Compreende as
atribuições de zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal;
|
||||
Fonte: Oliveira & Lopes(2010, p. 17)
Médico
|
Especialidade
|
|
|
|
Competências
|
Habilidades
especificas
|
|
|
|
Normas
de Biossegurança
|
Estar bem paramentado durante o
contato com o paciente.
|
|
|
|
Lavar as mãos antes e após o exame
físico.
|
|
|
|
|
Limpar o material a ser usado no paciente
|
|
|
|
|
Entrevista
Médica
|
1.
Facilita ao
paciente contar sua história,
|
|
|
|
2.
Direciona
efetivamente as questões para obter informações necessárias, adequadas e
precisas,
|
|
|
|
|
3.
Responde
apropriadamente ao afeto e mensagens não verbais.
|
|
|
|
|
Exame
físico
|
1.
Segue uma
sequência lógica e eficiente,
|
|
|
|
2.
Se direciona ao
problema utilizando passos de triagem/diagnóstico de forma balanceada,
|
|
|
|
|
3.
Informa o
paciente,
|
|
|
|
|
4.
É sensível ao
conforto do paciente e
|
|
|
|
|
5. Demonstra modéstia.
|
|
|
|
|
Qualidades
humanísticas/
Profissionalismo
|
1.
Demonstra
respeito, compaixão e empatia,
|
|
|
|
2.
Transmite
confiança,
|
|
|
|
|
3.
Atende às
necessidades de conforto do paciente,
|
|
|
|
|
4.
Demonstra
modéstia
|
|
|
|
|
5.
Respeita
informações confidenciais.
|
|
|
|
|
6.
Executa um
levantamento diagnóstico apropriado,
|
|
|
|
|
7. Considera risco e benefícios
|
|
|
|
|
Habilidades
de orientação
|
1.
Explica
racionalmente os exames e tratamento propostos,
|
|
|
|
2.
Obtém o
consentimento do paciente,
|
|
|
|
|
3.
Orienta e
aconselha com relação à conduta.
|
|
|
|
|
4.
Organização/eficiência:
|
|
|
|
|
Competência
clínica geral
|
1.
Demonstra
raciocínio,
|
|
|
|
2.
Capacidade de
síntese,
|
|
|
|
|
3.
Demonstra
efetividade e eficiência.
|
|
|
|
|
4.
Fazer
relatórios objetivos utilizando termos médicos.
|
|
|
|
|
Médico
Pediatra
|
1.
Saber orientar
a criança e acompanhante sobre o possível diagnóstico.
|
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2.
Saber comunicar
a natureza e a gravidade da doença.
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3.
Saber
esclarecer as dúvidas da criança e acompanhante.
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4.
Saber orientar
a criança e acompanhante sobre o tratamento.
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5.
Saber orientar
a criança e acompanhante sobre a evolução.
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6.
Saber quando
solicitar consulta de retorno para reavaliação.
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7.
Estar apto a
prescrever condutas preventivas pediátricas como: orientações sobre a
alimentação, vacinas e prevenção de acidentes e realizá-las em cada
atendimento.
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Médico
ginecologista
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Realizar exames ginecológicos que
incluem exames de mamas e exame especular, diagnosticando anomalias e
infecções existentes, medicando e/ou encaminhando para novos exames.
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Realizar a coleta de material
preventivo do câncer (coleta de citologia oncótica).
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Executar cauterizações de colo de
útero com criocautério.
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Realizar o planejamento familiar, através de
palestras e explanações a respeito dos métodos existentes na unidade de saúde
e fornecendo o material quando solicitado.
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Realizar investigações de
esterilidade conjugal através de exames.
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Participar de equipe
multiprofissional, elaborando ou adequando programas, normas e rotinas,
visando a sistematização e melhoria da qualidade das ações de saúde
prestadas.
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Realizar exame pré-natal, diagnosticando a
gravidez, solicitando os exames de rotina e verificando pressão, peso, altura
uterina e batimentos cardíacos fetais. Avaliar a gestante mensalmente, até o
7º mês, quinzenalmente no 8º mês e semanalmente até o parto.
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Realizar diagnóstico precoce da gestação de
alto risco.
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Executar avaliação de vitalidade fetal
através de estímulo sonoro para ver se há desenvolvimento ideal do feto.
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Realizar consulta pós-parto indicando método
contraceptivo, se necessário.
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Realizar exames ginecológicos que
incluem exames de mamas e exame especular, diagnosticando anomalias e
infecções existentes, medicando e/ou encaminhando para novos exames.
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5. CONCLUSÃO
Acreditamos
que muitas pessoas pensam que a gestão do posto de saúde ali perto de casa é algo fácil, porem
essas pessoas não imaginam o tanto que é complicado. Gerir equipes diversas,
com pessoas de personalidades diferentes, com um orçamento por vezes apertado,
líderes que conflitam entre si, recursos materiais que faltam.
Refletir
sobre este tema nos faz perceber o quanto um curso, um treinamento, uma
qualificação, faz a diferença para qualquer funcionário, ao individuo
social. Todos em qualquer trabalho que
execute têm que saber o que faz e como fazer se não sabem devem correr atrás e
aprender, até mesmo para não sacrificar a população que precisa daquele
serviço, no caso de instituições públicas.
Em muitas situações o gestor é um médico,
porem no curso de medicina eles aprendem a buscar a cura e o bem estar do
paciente. Não aprendem a fazer orçamento, controle de estoque , leis e
regulações do Sistema Único de Saúde (SUS), processos licitatórios, gestão de
desempenho, gestão da qualidade,
elaboração de projetos e dos recursos humanos.
O
gestor deve ter sua atuação baseada na qualidade e segurança do trabalhador e
do cliente, seja um paciente ou consumidor. Para gerir o posto de saúde deve
ser capaz de propor soluções estratégicas que visem a segurança e atenção
competente do cliente. O gestor tem que planejar, organizar e desenvolver ações, além de avaliar
processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde público ou privado, a
partir de conceitos, princípios e ferramentas centrados em uma satisfação de quem trabalha e de quem é
assistido.
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Saúde. Caderno do gestor do PSE /
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