É uma criança independente e
criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula). Age com
progressiva autonomia. Participa de todas as atividades
propostas com prazer. É assíduo e pontual. Colabora espontaneamente com
seus colegas de forma solidária. Apresenta atenção e concentração em sala
de aula. Verbaliza suas vivências, sentimentos e vontades. Participa com
interesse dos projetos da escola e da sala. Aceita esperar a sua vez de
falar. Apresenta um vocabulário adequado à idade. Compreende as explicações
que são dadas em aula. Tem noção de si mesmo, família, escola, alimentação.
Nomeia as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas
Apresenta habilidade motora
global e de coordenação motora fina adequadas à idade. Possui bom
desenvolvimento ao realizar atividades de sequência lógica, percepção
visual e capacidade de análise síntese. Sabe pinçar corretamente. Rasga com
os dedos pequenos pedaços de papel. Acompanha ritmos com todo o corpo.
Segue itinerários mais rápidos para mover-se na sala, parque, pátio. É uma
criança que realiza atividades psicomotoras seguindo comandos solicitados:
andar, saltar, alternar pernas e braços, consegue sobrepor obstáculos,
consegue direcionar os objetos e arremessá-los nas direções solicitadas,
realiza controle da sua força motriz, demonstrando agilidade nos
movimentos.
Desenha uma pessoa de maneira
esquemática e às vezes com detalhes.
A criança utiliza todas as cores. Sabe pintar, preenchendo um espaço
sem sair dos limites da imagem, porém às vezes deixa espaços em
branco.
Memoriza canções e poemas longos. Inventa
e explica histórias. Realiza com
agilidade e espontaneidade as atividades
propostas, como: modelagem, pintura, colagem, desenho livre,
brinquedos e brincadeiras.
Reconhece e registra as letras de seu
nome e sobrenome, sem auxílio da professora. Quanto aos nomes dos colegas reconhece e
os escreve ainda utilizando o auxilio da ficha( dos colegas). Identifica e
escreve todas as letras do alfabeto.
Seria e classifica objetos. Reconhece e
registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Consegue descrever as propriedades e as características dos objetos por sua
forma, cor, tamanho, textura. Agrupa objetos quanto á sua forma, cor e
tamanho. Conhece as cores e os seus nomes. Faz seriações com diversos
materiais com dois, três elementos. Reconhece figuras geométricas: círculo,
triângulo, quadrado. Compara quantidades entre conjuntos: “Há menos”, “Há
mais”, “Há o mesmo tanto”. Consegue contar oralmente até 50
sequencialmente, registra e relaciona as quantidades até o 15.
2º modelo
É uma criança
independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e
coletivo. Respeita algumas regras e combinados (da escola e da sala de aula).
Age com progressiva autonomia. Participa de todas as
atividades propostas com prazer. É assídua e pontual. Colabora espontaneamente
com seus colegas de forma solidária. Às vezes apresenta desatenção e pouca
concentração em sala de aula, distraindo-se facilmente. É inquieta. Verbaliza
suas vivências, sentimentos e vontades. Participa com interesse dos projetos da
escola e de sala. Às vezes aceita esperar a sua vez de falar, agindo de forma
precipitada sem esperar a autorização ou o término da explicação de uma
atividade, porém compreende as explicações que são dadas em aula. Apresenta um
vocabulário adequado à idade, porém apresenta ideias que são de crianças com mais
idade. Costuma esquecer seus pertences e precisa aprender a organizar
materiais, atividades, tempo. Tem noção de si mesmo, família, escola,
alimentação. Nomeia as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas
Apresenta habilidade
motora global e de coordenação motora fina adequadas à idade. Possui bom
desenvolvimento ao realizar atividades de sequência lógica, percepção visual e
capacidade de análise síntese. Sabe pinçar corretamente. Rasga com os dedos
pequenos pedaços de papel. Acompanha ritmos com todo o corpo. Segue itinerários
mais rápidos para mover-se na sala, parque, pátio. É uma criança que realiza
atividades psicomotoras seguindo comandos solicitados: andar, saltar, alternar
pernas e braços, consegue sobrepor obstáculos, consegue direcionar os objetos e
arremessá-los nas direções solicitadas, realiza controle da sua força motriz, demonstrando
agilidade nos movimentos.
Desenha uma pessoa de
maneira esquemática e com detalhes. A
criança utiliza todas as cores. Sabe pintar, preenchendo um espaço sem sair dos
limites da imagem. Memoriza canções e poemas longos. Inventa e explica
histórias. Realiza com agilidade e
espontaneidade as atividades
propostas, como: modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e
brincadeiras,
alinhavo e traçado.
Reconhece e registra as letras de seu nome,
sem auxílio da professora. Quanto aos
nomes dos colegas reconhece e os escreve. Identifica e grafa todas as letras do
alfabeto, consegue escrever palavras sem sílabas complexas.
Seria e classifica objetos. Reconhece e
registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia. Consegue
descrever as propriedades e as características dos objetos por sua forma, cor,
tamanho, textura. Agrupa objetos quanto à sua forma, cor e tamanho. Conhece as
cores e os seus nomes. Faz seriações com diversos materiais com dois, três
elementos. Reconhece figuras geométricas: círculo, triângulo, quadrado. Compara
quantidades entre conjuntos: “Há menos”, “Há mais”, “Há o mesmo tanto”.
Consegue contar oralmente até 50 sequencialmente, registra e relaciona as
quantidades até 30.
Foi encaminhada à
equipe de apoio.
3º modelo
É uma criança que apresenta
certa dependência, por ser seu primeiro ano na escola. Está em processo quanto
à organização de suas atividades e com material individual e coletivo. Às vezes
respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula). Age com
progressiva autonomia. Nem sempre participa de todas as
atividades propostas com prazer. Não é
assíduo, porém é pontual. Colabora espontaneamente com seus colegas de forma
solidária. Às vezes apresenta atenção e
concentração em sala de aula. Verbaliza suas vivências, sentimentos e vontades,
apresenta fala fluente depois de sua participação no Projeto Língua Solta.
Participa com interesse dos projetos da escola e de sala. Aceita esperar a sua
vez de falar. Apresenta um vocabulário adequado à idade. Às vezes compreende as explicações que são
dadas em aula, precisando de uma atenção individual da professora. Está
adquirindo noções de si mesmo, família, escola, alimentação. Desenvolvendo sua
percepção das partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas.
Apresenta habilidade
motora global e de coordenação motora fina em desenvolvimento e maturação
adequados a uma criança que é o primeiro momento dela na escola. Está desenvolvendo adequadamente as
habilidades para realizar atividades de sequência lógica, percepção visual e
capacidade de análise, síntese. Está construindo a habilidade de pinçar e
recortar. Rasga com os dedos grandes pedaços de papel. Ás vezes acompanha
ritmos com todo o corpo. Segue itinerários mais rápidos para mover-se na sala,
parque e pátio. É uma criança que realiza atividades psicomotoras seguindo
comandos solicitados: andar, saltar, alternar pernas e braços, consegue
sobrepor obstáculos, direcionar os objetos e arremessá-los nas direções
solicitadas, realiza controle da sua força motriz, demonstrando agilidade nos
movimentos.
Desenha uma pessoa
somente com cabeça, olhos, boca, braços e pernas. Está em desenvolvimento os
detalhes do desenho. Utiliza todas as cores. Sabe pintar, preenchendo um espaço
ás vezes sai dos limites da imagem, deixando espaços em branco. Descrever as
propriedades e as características dos objetos por sua forma, cor, tamanho,
textura.
Memoriza canções e poemas intermediários
(tamanho médio). Inventa e explica histórias. Às vezes realiza com empenho e espontaneidade as atividades propostas, como:
modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e brincadeiras.
Reconhece e registra seu nome e o de seus
colegas. Identifica e grafa as letras do alfabeto, conseguindo formar palavras.
Seria
e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais até 10 fazendo o uso
adequado dos mesmos no dia a dia. Agrupa objetos quanto à sua forma, cor e
tamanho. Conhece as cores. Faz seriações com diversos materiais com dois
elementos. Reconhece figuras geométricas: círculo, triângulo, quadrado. Compara
quantidades entre conjuntos: “Há menos”, “Há mais”, “Há o mesmo tanto”.
Consegue contar oralmente até 20 sequencialmente.
4º modelo Começo
É uma criança independente e criativa
precisando melhorar na organização do seu material individual e do coletivo.
Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula). Age com
progressiva autonomia. Participa de todas as
atividades propostas com prazer. É assíduo e pontual. Colabora espontaneamente
com seus colegas de forma solidária. Apresenta desatenção distraindo–se
facilmente em sala de aula. Esquece
muito os materiais e pertences individuais. É inquieto. Verbaliza suas
vivências, sentimentos e vontades. Participa com interesse dos projetos da
escola e de sala. Aceita esperar a sua vez de falar. Apresenta um vocabulário
adequado à idade. Compreende as explicações que são dadas em aula. Tem noção de
si mesmo, família, escola, alimentação. Nomeia as partes de seu corpo e as do
corpo de outras pessoas.
5º modelo
É uma criança que esta
desenvolvendo noções de organização com
seu material individual e coletivo. Apresenta um comportamento adequado. Participa de
todas as atividades propostas com prazer. Nem sempre é assíduo e pontual. Revela habilidades motoras,
coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de
análise síntese adequados à sua idade, desenvolvendo –se constantemente.
Sua à
assimilação e fixação dos conteúdos é satisfatória, é um pouco independente e
nem sempre realiza todas as atividades.
Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativo. Nomeia
as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas. Esta em processo de assimilação de conhece as
cores e os seus nomes. Consegue expressar verbalmente as suas emoções, os seus
sentimentos ou estado de ânimo. Sabe
pinçar corretamente. Rasga com os dedos
pequenos pedaços de papel. Acompanha ritmos com todo o corpo, adequando os
movimentos lentamente. Segue itinerários
com prudência para mover-se na sala. Conhece
e respeita as normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez. No trabalho
costuma conseguir ser organizado. As vezes
conclui os trabalhos que inicia. Relaciona-se com todos os companheiros.
Colabora ativamente na arrumação da
sala. Tipos de brinquedos que mais lhe
agradam: Totó, caminhões, tecnológicos, carrinhos, bicicleta, jogos de montar,
quebra-cabeça. Apresenta um vocabulário
adequado a idade. Compreende as explicações que são dadas em aula. Reconhece
letras e seu nome, assim como o
registro dos mesmos, com o auxílio da
professora. Esta em processo de reconhecimento e escrita dos nomes dos colegas
com o auxilio da ficha. Memoriza canções
e poemas curtos. Inventa e explica histórias. Realiza desenhos, ainda não faz o fechamento da célula as vezes
utiliza todas as cores. As vezes ocupa
todo o espaço gráfico. Sabe pintar, as
vezes preenchendo um espaço as vezes saindo um pouco dos limites da
imagem e deixando espaços em branco.
Consegue descrever as propriedades e as características dos objetos por
sua forma, cor, tamanho, textura. Agrupa objetos por sua forma, cor, tamanho.
Faz seriações curtas com diversos materiais com dois, três elementos. Esta em
processo de reconhecimento das figuras geométricas:
círculo, triângulo, quadrado.. Reconhece
e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia. Consegue
contar até 5.
6º modelo
É
uma criança independente e criativa, sendo muito organizada com seu material
individual e coletivo. Apresenta um comportamento adequado. Participa de
todas as atividades propostas com prazer. Nem sempre é assíduo e pontual.
Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica,
percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
Sua à
assimilação e fixação dos conteúdos é satisfatória, é independente e realiza todas as atividades.
Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativo. Nomeia
as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas. Conhece as cores e os seus nomes. Consegue
expressar verbalmente as suas emoções, os seus sentimentos ou estado de ânimo. Sabe pinçar corretamente. Rasga com os dedos grandes pedaços de papel. Acompanha ritmos com todo o
corpo. Segue itinerários mais devagar para mover-se na sala. Conhece e respeita
as normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez. No trabalho, mostra-se
organizado. Normalmente conclui os
trabalhos que inicia. Relaciona-se com todos os companheiros. Colabora
ativamente na arrumação da sala. Tipos de brinquedos que mais lhe agradam: Totó,
caminhões, carrinhos, bicicleta, jogos de montar, quebra-cabeça. Apresenta um
vocabulário adequado a idade. Compreende
as explicações que são dadas em aula. Reconhece letras e seu nome, assim como o registro dos
mesmos, sem auxílio da professora. Esta em processo de reconhecimento e escrita
dos nomes dos colegas com o auxilio da ficha.
Memoriza canções e poemas curtos. Inventa e explica histórias. Realiza
desenhos, ainda não faz o fechamento da
célula as vezes utiliza todas as cores. As vezes ocupa todo o espaço gráfico. Sabe pintar, preenchendo
um espaço as vezes saindo um pouco dos limites da imagem e deixando espaços em
branco. Consegue descrever as
propriedades e as características dos objetos por sua forma, cor, tamanho,
textura. Agrupa objetos por sua forma, cor, tamanho. Faz seriações curtas com
diversos materiais com dois, três elementos. Reconhece figuras geométricas: círculo, triângulo,
quadrado.. Reconhece e
registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia. Consegue
contar até 6. Em desenvolvimento o fechamento do circulo-célula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário