sábado, 17 de setembro de 2016

apresentação TCC Administração FICTICÍO: FATORES MOTIVACIONAIS QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

FATORES MOTIVACIONAIS QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE VIDA DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO  (FICTÍCIO)

objetivos
GERAL
ÒVerificar os fatores motivacionais que interferem na qualidade de vida dos funcionários do Hospital Universitário.
ESPECÍFICOS
ÒConceituar gestão hospitalar;
ÒDescrever o que é Qualidade de Vida (QV)
ÒConceituar fatores motivacionais;
ÒApresentar os fatores motivacionais que interferem na qualidade de vida de funcionários do Hospital Universitário.
ÒVerificar se a satisfação ou insatisfação dos funcionários do HU interfere nos serviços prestados aos pacientes do Hospital Universitário;
2 problema
A gestão administrativa do Hospital Universitário proporciona Qualidade de Vida no ambiente de trabalho, por meio da satisfação das necessidades motivacionais de seus funcionários?
3 Justificativa
ÒPesquisar sobre essa realidade, de forma local, foi a motivação para estudo deste assunto.
ÒA implantação de políticas públicas pelo Estado, através de um plano de trabalho detalhado de inclusão, monitoramento e avaliação para a identificação de indicadores de necessidades básicas, é o mecanismo indispensável para atingir o padrão de saúde
Òas metas e planejamentos que todos estão acostumados a acompanhar pelos jornais quando os gestores e administradores são questionados sobre como se resolver o problema. Os gestores tem que lidar com a desmotivação dos funcionários, ambientes inadequados para realizarem o trabalho
4 referencial teórico
Gestão Hospitalar
 Essa gestão realizada no hospital é caracterizada por prestação de serviços, onde o paciente-cliente recebe cuidados médicos, de enfermeiras, atendentes, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiológicos (em casos específicos) neste momento a gestão realiza todo o processo de planejamento, execução e satisfação dos clientes.
Como escreve Borba (2008) sobre os conceitos de outros teóricos:
Ò
Goncalves (1983, p. 20) define hospital como: “(...) uma organização completa”. “Ele incorpora o avanço constante dos conhecimentos, de aptidões, da tecnologia medica e dos aspectos finais desta tecnologia representados pelas instalações e equipamentos”. De acordo com Mirshawka (1994, p. 22): “De todas as empresas modernas, nenhuma e mais complexa do que o hospital.”(In.: BORBA, 2008, p.47)
Gestão de Recursos Humanos 
A visão estratégica de recursos humanos nos tempos de hoje visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento.
Na estratégia do controle, os empregados são vistos como números, custos e fator de produção, que para desempenhar bem as funções, devem ser mandados e controlados.
Na estratégia de comprometimento, as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos quais a empresa deve investir para conseguir melhores resultados.  (ALBUQUERQUE, 2002, Apud. ALMEIDA NETO, Et.al, 2010, p.5).

motivação

Ò“A motivação como um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcance de uma determinada meta.”
Robbins (2005, p.132)

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho. (MORETTI, 2003, p.2 Apud. ALVES, 2012, p. 30)
CLIMA ORGANIZACIONAL (CO), PESQUISA DO CLIMA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO.
O Clima Organizacional pode ser entendido como a expressão dos sentimentos dos empregados diante dos valores, das políticas, das práticas de gestão de recursos humanos, da forma de relacionamento com os colegas, da postura da empresa ao estabelecer metas e retribuir pelo alcance delas, além da situação econômica. (BOOG & BOOG, 2002, p. 574, Apud. GONSALVES, 2010, p.17)
PESQUISA  E PÚBLICO ALVO
A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando-se de questionários, com questões fechadas, aplicados a 31 colaboradores do Hospital Universitário – HU com o intuito de identificar os aspectos positivos e negativos do ambiente e rotina de trabalho desses funcionários
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Quantidade De Pessoas

sim
Não
23.  Tem Autonomia Para Executar Minhas Tarefas
20
11
24. Possuo Os Equipamentos Necessários Para Realizar A Rotina De Trabalho
12
19
25. Acredita Que Os Treinamentos Melhoram Seu Trabalho
26
05
26. Está Satisfeito Com A Recompensa Financeira(Salários, Gratificação, Bonificação)
14
17
27.  Sente-Se Encorajado  E Motivado Para Realizar O Trabalho
14
17
28. Levo O Trabalho Para Casa
23
08
29.Não Realizo Ginástica Laboral
26
05
30.  Estou Satisfeito Com A Liderança Que  Sofro Ou Exerço
14
17

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através dos estudos sobre várias teorias de motivação e qualidade de vida, pude perceber que o clima organizacional, a cultura organizacional são fatores tão importantes e contem a motivação como um ícone fundamental para realizar melhorias em qualquer organização, tanto a empresarial quanto na hospitalar pública que tem um foco de atender sem a visão do lucro.  A Qualidade de Vida no Trabalho dos funcionários pesquisados em sua maioria não há, percebe-se que a  qualidade visada é focada nas exigências de aspectos internos da empresa hospitalar, sendo considerado o colaborador como uma pessoa com autonomia para executar, mas sem treinamento, sem uma normatização de bem estar de todos não só do paciente. 

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