quarta-feira, 13 de abril de 2016

Uma reflexão sobre o Curriculo e Movimento do Distrito Federal


Os livros Parâmetros Curriculares Nacionais são instrumentos para auxiliar os professores na elaboração de projetos, Projeto político pedagógicos, na escolha dos livros a serem utilizados, auxilia na escolha dos materiais didáticos pedagógicos que cada professor vai utilizar ao planejar suas aulas, são parâmetros que podem ser adaptados de acordo com cada região brasileira, são flexíveis, pois cada realidade cultural é única dentre as diferentes tradições e costumes do povo brasileiro.
O Ministério da Educação e do Desporto almeja consolidar os Parâmetros para que cada escola possa pesquisa-lo e utiliza-lo como um comparativo de onde se quer chegar. Ele apontar metas de qualidade que servem para o professor perceber as necessidades de seus atuais alunos. Esses parâmetros são ícones objetivos que possibilita ao educador poder ajudar o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres. 
Existem temas que são relevantes e devem estar presentes em todas as escolas do Brasil independente da região são eles: o meio ambiente e a saúde em geral, consigo e com os outros, inclusive com os animais e com o Planeta. A sexualidade tema gerador que possibilita a inclusão da diversidade e diferenças dos indivíduos sociais que acaba por englobar as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.
O currículo em movimento que o Distrito Federal trabalha com ele também serve para auxiliar a formação e uma melhora da qualidade pedagógica dos docentes que no D.F. trabalham. É também um documento que serve de base para a construção dos planejamentos de ensino e de aula dos professores. No Distrito Federal para atender uma maioria de crianças assegurando-lhes o direito a educação básica foi dividida em ciclos e não mais em um regime seriado para separação das crianças nas turmas de aprendizagem, passando a acrescentar mais um ano a educação básica como obrigatória para as crianças que tem que estudar.
O currículo em movimento da educação básica nas series iniciais organiza as estratégias didático pedagógico afim de que estas sejam vivenciadas e o conhecimento advindo das experiências seja partilhado e utilizado por outros educadores.
Uma das propostas do Currículo é que os Conselhos de Classe sejam participativos com uma análise das aprendizagens dos alunos para que ocorra uma realimentação e assim uma reorganização da prática docente, que os educadores proporcionem uns aos outros uma formação continuada na escola e que a coordenação pedagógica seja um momento de trabalho coletivo.
A avaliação formativa foi adotada como concepção e prática norteadora para toda a Educação Básica. Este modelo avaliativo onde são utilizados diferentes instrumentos e procedimentos que demonstram como esta acontecendo a aprendizagem ou não dos alunos. Possibilita  que o docente perceba no decorrer da realização das atividades se o discente esta progredindo, transformando aqueles conceitos em algo internamente compreensível transformando conceitos e atitudes, formando princípios e valores.
O currículo atualmente contempla as questões de nossa sociedade quando trata a aprendizagem das crianças como um processo de interação entre discente e docente, onde este precisa compreender como seu aluno aprende e propor estratégias diferenciadas onde ele ira aprender onde estiver dentro ou fora da escola. O professor deve refletir constantemente quanto a sua prática pedagógica buscando melhora-la através da formação profissional. Desta forma as crianças vão pensar aprender e produzir novas ideias respeitando a diversidade existente na sociedade vigente.  O papel do professor é o de mediador e interventor de ações pedagógicas fazendo com  o aluno várias estratégias, o que farão ambos crescerem juntos. Quando o aluno aprende significa que ele ira transformar construir, registrar e argumentar os conhecimentos adquiridos e compreendidos e transformados sobre determinada área do saber. É preciso ver o estudante como principal agente e autor da própria aprendizagem.
 Afirmar que existe uma maneira correta de abordar os conteúdos em sala de aula é uma atitude precipitada e limitadora. O educador deve procurar exercer seu papel de mediador favorecendo a problematização das questões sociais vivenciadas de forma contextualizada. Deve propor aos estudantes situações que os façam pensar e buscar soluções particulares, porem buscando o bem de todos, fazendo com que haja uma valorização da cultura. O educador vai proporcionar dinâmicas em sala de aula que desenvolvam a autonomia, gerada por adquirir novas experiências e saber lidar com elas e de novos conhecimentos que desenvolvam o senso critico , que saiba registrar em sua memória as ideias formuladas e advindas das tradições, tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. Parâmetros curriculares nacionais : matemática /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.142p.


TINÉ, Sandra Zita Silva CURRÍCULO EM MOVIMENTO  PARA EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

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