quarta-feira, 13 de abril de 2016

PROJETO DE TREINAMENTO DE DESENVOLVIMENTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS AO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO

SUMÁRIO

   INTRODUÇÃO..................................................................................................
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1.GESTÃO DE DESEMPENHO NO SETOR HOSPITALAR..............................

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2.PROPOSTA DE TREINAMENTO.....................................................................

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3. PLANILHA DO CURSO PARA ADMINISTRADOR DO POSTO....................

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4.QUADRO AVALIATIVO DE COMPETÊNCIAS POR CARGOS......................
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5. CONCLUSÃO..................................................................................................
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REFERÊNCIAS....................................................................................................

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INTRODUÇÃO


Este Projeto de Treinamento de Desenvolvimentos dos Serviços Prestados ao Posto de Saúde do Bairro Itamangi tem como objetivo central “Desenvolver nos profissionais do posto de saúde uma qualidade no atendimento da comunidade assistida por eles”.  Em todos os postos há administradores que vão precisar dominar conceitos, ferramentas e técnicas para aplicar com sua equipe e que o trabalho exige cada vez mais do pensamento e do esforço para uma qualidade e eficiência no trabalho.
 A necessidade deste projeto surgiu após a participação do Secretário de Saúde Carlos Ruiz da cidade de Guarié, em um Congresso cujo tema foi: "O apagão da mão de obra na área de saúde: como gerenciar?". Neste evento,  discutiu-se sobre os benefícios do programa Mais Médicos do governo federal  assim como sobre a gestão de desempenho. Que desempenho no Secretário uma curiosidade em como os serviços por ele geridos estavam sendo efetuados e como a sociedade estava sentindo a respeito. Neste momento fez uma pesquisa de satisfação com os usuários dos postos de saúde quanto aos serviços prestados pelos seus profissionais. Os resultados da pesquisa apontaram que o posto de saúde do bairro Itamangi obteve nota abaixo da média.
Em uma conversa com o administrador deste posto, Carlos apresentou uma tabela com os indicadores avaliados e as notas atribuídas a cada um deles. Analisando juntos os resultados, o próprio administrador identificou que faltava a ele ferramentas e formação enquanto gestor, de modo que pudesse profissionalizar ainda mais a sua equipe, traçar com mais clareza os objetivos a serem atingidos por cada um dos profissionais e buscar melhores resultados.
 Este projeto apresenta propostas de cursos de qualificação para cada funcionário de acordo com seu setor e função atual. Descreve também quais competências cada funcionários tem que possuir para conseguir realizar suas atividades com sucesso e eficiência. Tudo por meio de uma Gestão de desempenho.

GESTÃO DE DESEMPENHO NO SETOR HOSPITALAR
Para compreender a gestão por competência principalmente no âmbito administrativo deve-se tratar o conceito de competências, que “representam atitudes identificadas como relevantes para a obtenção de alto desempenho em um trabalho específico ao longo de uma carreira profissional ou no contexto de uma estratégia corporativa”. ( BRANDÂO, 2001, p.9), onde o trabalhador seja ele em que setor trabalhar deve se qualificar para possuir uma excelência nos serviços prestados, mesmo quando se fala em órgão públicos e privados.  A competência adquirida desenvolve habilidades, e faz o individuo buscar conhecimentos gerenciais, tecnológicos e de tratamento humanizado nas organizações que tem clientes e representam um diferencial no atendimento, realizando com eficácia e eficiência.
A gestão por competências é quando se estabelece objetivos e as metas a serem alcançados, de acordo com a intenção estratégica da organização. Busca-se identificar quais são as lacunas existentes e quais são as competências necessárias para à consecução dos objetivos a serem alcançados, também há uma análise das competências internas existentes na empresa. As etapas são:
[...] planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais, recrutamento e seleção, treinamento e gestão de desempenho. A ideia é que a organização e seus profissionais eliminem as lacunas entre o que podem fazer e o que os clientes esperam que eles façam (STEWART, 1998, p. 84, In: BRANDÃO, 2001, p.11).
O secretario e o gestor do posto devem buscar primeiramente encontrar os GAP’s que vem impossibilitando que o serviço seja feito com eficiência, deve panejar medidas que solucione-os e faça com que os funcionários atendam a população como tem que ser. Às vezes é necessário contratar mais gente e dispensar outras que não estão aptas a exercerem as funções que exercem. A própria lei regulamenta o processo de Avaliação de desempenho de acordo com França (2013, p.12):
A regulamentação da Lei n° 11.784/2008 veio em 22 de março de 2010, com a publicação do Decreto 7.133, de 19 de março de 2010, o qual estabeleceu critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e para o pagamento de 49, de um total de 87 gratificações de desempenho hoje vigentes e pagas no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Um curso indicado aos gestores tanto para secretário quanto para gestor do posto de saúde é o de avaliação em saúde e o que trata sobre política nacional de humanização da gestão e da atenção à saúde, descritos abaixo com maior especificidade:
O de avaliação que possui os seguintes objetivos: Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, de modo a promover a melhoria das ações relacionadas ao monitoramento e à avaliação de programas e redes de atenção à saúde. Identificar e utilizar os principais instrumentos de planejamento, programação, monitoramento e avaliação do SUS, considerando o processo de municipalização e a descentralização das ações em saúde.  Elaborar e desenvolver um plano de monitoramento e/ou avaliação abordando temas de interesse e de relevância no contexto da saúde pública. Com a proposta curricular com os seguintes conteúdos: Avaliação e prática avaliativa; Planejando a avaliação: o que avaliar; Modelos e abordagens em avaliação; Técnicas e métodos em avaliação; Gerenciando e executando a avaliação; Avaliando a avaliação: meta-avaliação.
 O curso de política nacional de humanização da gestão e da atenção à saúde possuirá o seguinte objetivo: Compreender a complexa dinâmica da produção da tríade saúde-doença-atenção e de intervir sobre problemas de gestão dos serviços e processos de trabalho em saúde com soluções criativas, tomando por referência a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde (PNH). Com o respectivo conteúdo: A política nacional de humanização da gestão e da atenção à saúde. O curso deve proporcionar a ambos os gestores como ser um visionário. Que busca o apoio institucional em serviços de saúde, com o sentido da Humanização da Atenção e da Gestão.

PROPOSTA DE TREINAMENTO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES A SEREM ATENDIDAS DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO ITAMANGI.
Primeiramente há a necessidade de desenvolver, no administrador do posto de saúde, o conceito de gestão do desempenho, para que o Sr. Carlos Roberto Ruiz Cargo o Secretário de Educação. Para melhor gerir o posto o administrador deve compreender as competências que lhes são exigidas para tal cargo que são:
·         Planejar, programar, coordenar e avaliar as atividades inerentes à gestão da Documentação Administrativa, do Apoio Logístico, de Recursos Humanos, de Tecnologia da Informação e dos assuntos Econômico-Financeiros, observando normas, rotinas e diretrizes técnico-administrativas;
·         Gerenciar os recursos alocados.
·         Implantar e gerir mecanismos de garantia da qualidade dos serviços afetos às Gerências;
·         Manter um vínculo estreito entre os diversos setores de forma que as atividades aconteçam interdependentemente, objetivando a eficácia, a eficiência e a efetividade da gestão administrativo-financeira;
·         Controlar e prestar contas dos recursos orçamentários e financeiros postos à disposição pela Secretária de saúde  e/ou Ministério da Saúde;
·         Promover intercâmbio entre as áreas de sua Unidade, demais Gerências, Diretoria Clínica, Serviços e Órgãos de Assessoramento;
·         Cooperar no estabelecimento de planos, diretrizes e estratégias referentes aos sistemas administrativo e econômico.
·         Solicitar à chefia imediata e viabilizar a participação dos profissionais em simpósios, seminários, cursos de atualização e/ou aprimoramento técnico, a partir das necessidades identificadas, mantendo a equipe atualizada;
·         Opinar em atividades, procedimentos e atos que envolvam a equipe, obedecendo às normas e medidas específicas preconizadas na Bioética e biossegurança, com rigorosa observância aos preceitos éticos;
·         Cumprir e fazer cumprir o horário regulamentar de trabalho, bem como as normas vigentes emanadas dos níveis hierárquicos superiores;
·         Delegar competência para a prática dos serviços inerentes aos cargos, com prévio conhecimento dos níveis hierárquico superiores;
·         Informar processos administrativos e apurar irregularidades, adotando, nos limites de sua competência, as medidas cabíveis, conforme o que for apurado;
·         Elaborar planos de inclusão ou exclusão de atividades organizacionais e/ou funcionais, com vistas à simplificação e á racionalização de métodos de trabalho;
·         Analisar os relatórios dos serviços sob sua competência, repassando a Secretária de Saúde as informações pertinentes; (OLIVEIRA & LOPES, 2010, p.10-11)

 Acredita-se que para agir de acordo com estas competências o gestor do posto deva estudar os seguintes temas de acordo com Brasil (2015,  p. 21-22):
Avaliação de Saúde Bucal.
Vigilância e Prevenção de Acidentes e de Violências.
Avaliação Antropométrica e do Estado Nutricional.
Verificação da Situação Vacinal. Avaliação de Doenças e Agravos em eliminação.
Promoção da Alimentação Saudável.
Gestão do desempenho.

A situação recorrente em postos de saúde e hospitais é realmente a falta de conhecimento administrativo dos gestores que além de conhecer os conceitos básicos administrativos deve conhecer quais são os serviços prestados e como eles são organizados para que possa haver uma harmonia entre qualidade e  custos dos serviços.
PLANILHA CURSO ADMINISTRADOR DO POSTO:
Curso
Conteúdo
Objetivos
Horas/ aulas
Gestão de qualidade em saúde
Avaliação e Indicadores de Desempenho
Modelos de Atenção e de Gestão

Desenvolver estruturas, sistemas e processos de gestão da qualidade na área da saúde;
Empregar estratégias para a qualidade no segmento hospitalar e de saúde;
Identificar, avaliar e propor melhorias nos processos do segmento de saúde – especialmente o hospitalar;
Planejar, implementar e avaliar um programa de gestão da qualidade
80h/a
Motivação em equipes de saúde
Tipos de liderança; Teoria da motivação de:  Maslow,  Stoner e Freeman (1999), Bergamini (1997);
Ergonomia;
Gerenciar equipes de trabalho, mantendo contato com médicos, enfermeiros e membros da equipe administrativa.

20h/a
Logística em materiais hospitalares
Patrimônio e Estoques;
Licitação; recebimento;
Controle de pedidos;
Conferir A planilha de  previsão e provisão do sistema de estoque, compras e distribuição de material.
Conferir a organização dos processos de compras e controles de custos.
60h/a
Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública
Sistema Único de Saúde;
Processo de Trabalho em Saúde;
Legislação e Regulação;
Compreender a legislação para agregar mais projetos e assim conseguir mais recursos em termos de aparelhos, medicamentos e serviços para o posto.
60h/a
Gestão do custo dos serviços
Financiamento e Orçamento

Realizar cálculos e projeções das necessidades para um atendimento com qualidade tanto dos médicos, quanto farmácia e vacinação e laboratório;
80h/a


Para os demais colaboradores do Posto de saúde também há propostas de cursos, pois se acredita que: Fornecendo subsídios científicos e profissionalizantes que contribuíssem para o bom desempenho profissional, trazendo melhor conhecimento das atividades desenvolvidas por outros setores e finalmente trazer á esses profissionais a integralidade e a multidisciplinaridade, melhorando o convívio e consequentemente otimizando o trabalho deste Posto que quando alcançado o êxito poderá ser aplicado a outros postos de saúde.

Cargo
Quantidade de pessoas
Formação escolar
Tema
Objetivo do treinamento
Médico
Geral
Pediatra
ginecologista
Bacharel em medicina com especialidade
Atendimento médico humanizado como diferencial no mercado de trabalho
• Desenvolver habilidades e competências necessárias para o autoconhecimento e atualização para o mercado de trabalho;
• Capacitar os profissionais que atuam em consultórios e clínicas para entenderem seu papel, a importância do atendimento com cortesia, respeito e qualidade;
• Apresentar de forma prática soluções que auxiliam nestas ações.

Técnico em enfermagem

Curso técnico de enfermagem Mínimo ensino médio
técnicas de aplicação de injetáveis.
Proporcionar uma nova abordagem das técnicas de administração de medicamentos, os cuidados com os clientes e a segurança do profissional e as regras gerais para o preparo das medicações.
Enfermeiro

Bacharel em enfermagem
Tratamento com os idosos
Apresentar e identificar os cuidados específicos relacionados ao idoso e refinar o relacionamento entre profissional e paciente através dos conhecimentos ofertados para um serviço de qualidade.
Auxiliar de enfermagem

Curso profissionalizante de auxiliar de enfermagem
Técnicas de curativo
Realizar curativos com as novas técnicas empregadas, distinguindo os tipos de feridas e realizar um tratamento humanizado com o paciente e sua dor.
Recepcionista


Recepção hospitalar
Compreender conceitos da estrutura hospitalar, terminologias no serviço de saúde e outros pontos que são essenciais para os profissionais que atuarão na recepção de hospitais, clínicas, laboratórios e postos de saúde.
Farmácia


Atualização das rotinas da farmácia
Desempenhar as principais funções exigidas para a profissão de Auxiliar de Farmácia, como a dispensação e organização dos medicamentos, classificação dos medicamentos por patologias, 
Almoxarifado


1. Eficiência e organização do espaço
2.  minimização das perdas por deterioração
Aprender e aplicar as técnicas de estocagem com otimização do espaço do almoxarifado.
Realizar controle e conferencia dos medicamentos para realizar o PEPS e solicitação efetiva de material e medicamentos sem excesso para não haver desperdício de recursos financeiros e materiais.
Limpeza


Atualização para Auxiliares de Higiene e Limpeza.
Revisar e atualizar os conhecimentos e técnicas de trabalho, corrigir posturas e esclarecer eventuais dúvidas em relação ao trabalho desempenhado dentro da instituição.
Vigilante


Humanização no atendimento a paciente e acompanhante
Capacitar o aluno a entender o papel da segurança em ambiente Hospitalar. 


QUADROS AVALIATIVO DE COMPETÊNCIAS POR CARGOS
 Para um bom atendimento, do posto de saúde de Itamangi é necessário que cada funcionário saiba quais são as competências que eles devem possuir e ter consciência de como serão avaliados, são pré-requisitos para a função ser exercida em qualquer lugar conforme é apresentado nos quadros abaixo:
Nota/ valor/ conceito
0-2 péssimo
2-4 ruim
4-6 regular
6-8 bom
 8-10 ótimo

Setor/ cargos
Competências/ atribuições










Recepção

Controlar a recepção dos pacientes e dos visitantes, prestando as informações necessárias;








Proceder à orientação dos pacientes para o direcionamento aos setores pertinentes;








Serve como primeiro ponto de informação para o usuário








Atender de forma satisfatória o usuário








Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 18)
Porteiro ou vigilância
Funcionário




Competências
CARGO




Providenciar a abertura e o fechamento das vias de acesso ao local nos horários estabelecidos;





Controlar a entrada e a saída de servidores, pacientes e públicos em geral;





 Fiscalizar a entrada e a saída de todos os tipos de volumes;





Zelar pela eficiência do fluxo de acesso às Unidades de atendimento de saúde





 Estabelecer, manter atualizadas e fazer cumprir as rotinas do Plano de Contingência;





 Manter a vigilância na área das instalações do local de saúde





 Fazer a triagem, o registro e o encaminhamento de veículos, de acordo com as normas de entrada, saída e movimentação na área do estacionamento do posto de saúde.





Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 19)
Auxiliar de enfermagem
Nome do funcionário =>






Competências


Setor em que atua




Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos




Executar tratamentos prescritos




Prestar cuidados de higiene e alimentação do paciente




Zelar pelo conforto e segurança









Auxiliar e ministrar medicamentos




Aplicar e conservar vacinas




Realizar curativo




Colher material de exames laborais




Atividades de desinfecção e esterilização




Testes para subsídios de diagnósticos




Controle de pacientes e de comunicantes em doenças sexualmente transmissíveis




Aplicar oxigenoterapia e nebulização




Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 35)

Técnico de enfermagem
Competências




Assistir o enfermeiro no planejamento das atividades de assistência no cuidado ao paciente.




Prevenção e execução de programas de prevenção e assistência integral a saúde.




Participação em programas de higiene e segurança do trabalho




Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 35)

Enfermeiro



Competências
Cargo/setor de atuação



Gerenciar as atividades da Central de Materiais e Esterilização



Estabelecer as medidas necessárias ao desenvolvimento e à manutenção do padrão de assistência aos pacientes, incluindo o controle de infecção hospitalar



Estabelecer e padronizar os procedimentos para consulta e prescrição de enfermagem aos pacientes



Planejar as atividades relativas às Unidades sob sua subordinação direta



Participar de reuniões periódicas promovidas pela chefia imediata, transmitindo aos demais integrantes da equipe os resultados obtidos



Assegurar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, aparelhos, instrumental e outros materiais sob a responsabilidade da Gerência



Informar processos administrativos e apurar irregularidades, adotando, nos limites de sua competência, medidas cabíveis de acordo com o que for apurado



Supervisionar, cumprir e fazer cumprir o Código de Ética e a legislação pertinentes às atividades desenvolvidas



Elaborar escala de férias e das atividades dos servidores lotados na Unidade, em consonância com a chefia imediata, opinando nas alterações quando solicitado e/ou por interesse do serviço



Realizar um planejamento coordenado com as diversas unidades do Hospital, observando principalmente os casos em que houver necessidade de alteração de atos e procedimentos e tomando todas as medidas cabíveis e em tempo hábil



Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 20-23)


Funcionário



Farmácia popular
Setor de atuação



Farmacêuticos administrativos







Competências


Elaborar informes técnicos sobre medicamentos (modificações, uso, novas formulações);



Elaborar informes técnicos sobre medicamentos (modificações, uso, novas formulações);



Realizar ou participar em atividades educativas sobre o uso adequado de medicamentos dirigidos á comunidade;




Participar desenvolver ou realizar estudos de utilização de medicamentos;




Participar desenvolver ou realizar estudos de Farmacovigilância e Farmacoeconomia





Controlar, verificar e analisar o recebimento dos medicamentos conferindo os itens com a nota fiscal e autorização de fornecimento



Armazenar dos medicamentos em local apropriado de acordo com as normas da ANVISA e utilizando o procedimento PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sair)



Dispensar os medicamentos a todas as unidades solicitantes do HUJM, através de prescrição médica ou formulários específicos da enfermagem.



Estabelecer programas de controle da qualidade dos medicamentos; acompanhamento do consumo e reposição de medicamentos de emergências



 Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 56-57)
ALMOXARIFADO
Nome dos funcionários =>









Competências

Planejamento e controle do estoque de materiais padronizados: Médico Hospitalares, laboratoriais, expediente/informática, manutenção, tecidos, lavanderia, descartáveis em geral, gases medicinais e outros estocáveis.



Receber os materiais adquiridos, certificando/conferindo a especificação, marca de fabricação, qualidade e quantidade, custo unitário/total, CNPJ/Razão Social da Empresa fornecedora, através da AF/empenho, cuja Nota Fiscal também deverá estar conforme a especificação técnica descrita na AF/empenho;



c) Manter estoque mínimo de Materiais Médico-Hospitalares junto à Central de Kits (extensão do Almoxarifado), para atendimento das Unidades Clínicas diariamente, via Prescrição Diária Médica e de Enfermagem por paciente;



 d) Realizar mensalmente, inventários/conferências dos materiais em estoque e balancetes físicos contábeis e encaminhar para as instâncias competentes



e) Acompanhar/Supervisionar o cumprimento do prazo de entrega de todos os materiais adquiridos junto aos Fornecedores.



 Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 23)

Limpeza
Funcionário


Competências
 Compreende as atribuições de zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal;


 Higienizar e desinfetar as áreas e equipamentos sob sua responsabilidade;
Zelar pelas condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária;
Lavar, secar e passar peças de roupas;
Mudar a posição dos móveis e equipamentos, colocando-os nos locais designados, preparar e servir cafés, chá, sucos, lanches, merenda, refeições e outros;
Guardar e manter o controle do gasto de materiais e produtos utilizados na desinfecção e higiene;
Executar outras atribuições afins
 Compreende as atribuições de zelar pela limpeza e higiene do patrimônio público municipal;
 Fonte: Oliveira &  Lopes(2010, p. 17)

Médico
Especialidade



Competências
Habilidades especificas



Normas de Biossegurança
Estar bem paramentado durante o contato com o paciente.



Lavar as mãos antes e após o exame físico.



 Limpar o material a ser usado no paciente



Entrevista Médica
1.     Facilita ao paciente contar sua história,



2.     Direciona efetivamente as questões para obter informações necessárias, adequadas e precisas,



3.     Responde apropriadamente ao afeto e mensagens não verbais.



Exame físico
1.    Segue uma sequência lógica e eficiente,



2.    Se direciona ao problema utilizando passos de triagem/diagnóstico de forma balanceada,



3.    Informa o paciente,



4.    É sensível ao conforto do paciente e



5.     Demonstra modéstia.



Qualidades humanísticas/
Profissionalismo
1.    Demonstra respeito, compaixão e empatia,



2.    Transmite confiança,



3.    Atende às necessidades de conforto do paciente,



4.    Demonstra modéstia



5.    Respeita informações confidenciais.



6.     Executa um levantamento diagnóstico apropriado,



7.     Considera risco e benefícios



Habilidades de orientação
1.     Explica racionalmente os exames e tratamento propostos,



2.     Obtém o consentimento do paciente,



3.     Orienta e aconselha com relação à conduta.



4.     Organização/eficiência:



Competência clínica geral
1.     Demonstra raciocínio,



2.     Capacidade de síntese,



3.     Demonstra efetividade e eficiência.



4.     Fazer relatórios objetivos utilizando termos médicos.



Médico Pediatra
1.    Saber orientar a criança e acompanhante sobre o possível diagnóstico.



2.    Saber comunicar a natureza e a gravidade da doença.



3.    Saber esclarecer as dúvidas da criança e acompanhante.



4.    Saber orientar a criança e acompanhante sobre o tratamento.



5.    Saber orientar a criança e acompanhante sobre a evolução.



6.    Saber quando solicitar consulta de retorno para reavaliação.



7.     Estar apto a prescrever condutas preventivas pediátricas como: orientações sobre a alimentação, vacinas e prevenção de acidentes e realizá-las em cada atendimento.




Médico ginecologista
Realizar exames ginecológicos que incluem exames de mamas e exame especular, diagnosticando anomalias e infecções existentes, medicando e/ou encaminhando para novos exames.



Realizar a coleta de material preventivo do câncer (coleta de citologia oncótica).



Executar cauterizações de colo de útero com criocautério.



 Realizar o planejamento familiar, através de palestras e explanações a respeito dos métodos existentes na unidade de saúde e fornecendo o material quando solicitado.



Realizar investigações de esterilidade conjugal através de exames.



Participar de equipe multiprofissional, elaborando ou adequando programas, normas e rotinas, visando a sistematização e melhoria da qualidade das ações de saúde prestadas.



 Realizar exame pré-natal, diagnosticando a gravidez, solicitando os exames de rotina e verificando pressão, peso, altura uterina e batimentos cardíacos fetais. Avaliar a gestante mensalmente, até o 7º mês, quinzenalmente no 8º mês e semanalmente até o parto.



 Realizar diagnóstico precoce da gestação de alto risco.



 Executar avaliação de vitalidade fetal através de estímulo sonoro para ver se há desenvolvimento ideal do feto.



 Realizar consulta pós-parto indicando método contraceptivo, se necessário.



Realizar exames ginecológicos que incluem exames de mamas e exame especular, diagnosticando anomalias e infecções existentes, medicando e/ou encaminhando para novos exames.




5.    CONCLUSÃO

Acreditamos que muitas pessoas pensam que a gestão do posto  de saúde ali perto de casa é algo fácil, porem essas pessoas não imaginam o tanto que é complicado. Gerir equipes diversas, com pessoas de personalidades diferentes, com um orçamento por vezes apertado, líderes que conflitam entre si, recursos materiais que faltam.
Refletir sobre este tema nos faz perceber o quanto um curso, um treinamento, uma qualificação, faz a diferença para qualquer funcionário, ao individuo social.  Todos em qualquer trabalho que execute têm que saber o que faz e como fazer se não sabem devem correr atrás e aprender, até mesmo para não sacrificar a população que precisa daquele serviço, no caso de instituições públicas.
 Em muitas situações o gestor é um médico, porem no curso de medicina eles aprendem a buscar a cura e o bem estar do paciente. Não aprendem a fazer orçamento, controle de estoque , leis e regulações do Sistema Único de Saúde (SUS), processos licitatórios, gestão de desempenho, gestão da qualidade,  elaboração de projetos e dos recursos humanos.
O gestor deve ter sua atuação baseada na qualidade e segurança do trabalhador e do cliente, seja um paciente ou consumidor. Para gerir o posto de saúde deve ser capaz de propor soluções estratégicas que visem a segurança e atenção competente do cliente. O gestor tem que planejar, organizar e desenvolver ações, além de avaliar processos assistenciais e gerenciais no serviço de saúde público ou privado, a partir de conceitos, princípios e ferramentas centrados em  uma satisfação de quem trabalha e de quem é assistido.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_gestor_pse.pdf acessado em 2/9/2015 as 23: 00
 MAEDA, Marco.  15 Competências fundamentais do atendimento. 13/2/2011. Disponível em: https://marcomeda.wordpress.com/2011/02/13/15-competencias-fundamentais-do-atendimento/ acessado em 30/8/15 as 15h00min.
MEGALE, Luiz; GONTIJO, Eliane Dias; MOTA, Joaquim Antônio César. Competências clínicas essenciais em pediatria: estão os estudantes aptos a executá-las?. Rev. bras. educ. méd, v. 36, n. 4, p. 478-488, 2012. http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n4/06.pdf acessado em: 30/8/15 as 16:00. Anexos: http://www.educacaomedica.org.br/anexos/arquivos/14.pdf
DE SOUZA, Antônio Artur et al. Controle de gestão em organizações hospitalares. REGE Revista de Gestão, v. 16, n. 3, p. 15-29, 2009.
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, T. de A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto. RAE, v. 41, n. 1, p. 9, 2001.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/pnab acessado em 1/9/15 as 17h00min.

 FRANÇA, Eni Neves Da Silva De. Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública Brasília. 2013

OLIVEIRA, Helder Cásio de;LOPES,  Maria Pereira Barbosa .Manual de Competências dos Setores do Hospital Univesitário Júlio Muller-HUJM UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.  2010. Disponível em: http://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/MANUAL%20DE%20ROTINAS%20DO%20HUJM.pdf Acessado em 10/9/2015 as 23:00

BARDUCHI, Ana Lúcia Jankovic. Desafio Profissional de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Desempenho. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-11. DISPONIVEL EM anhanguera.edu.br/cead. Acessado em: 15/08/2015 as 22:00
Sites pesquisados
VERONEZZI, Felipe. Curso de gestão hospitalar.Disponível em: http://www.guiadacarreira.com.br/curso-tecnico/gestao-hospitalar/ acessado em 9/10/2015 as 22:41

A motivação dos colaboradores da área da Saúde influenciada pela Ergonomia Organizacional 2012, Disponível em: http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/blogs/adm-hospitalar/a-motivacao-dos-colaboradores-da-area-da-saude-influenciada-pela-ergonomia-organizacional/ Acessado em: 9/10/2015 AS 23:32


Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS http://www.ufjf.br/hu/files/2010/07/DADOS-BASICOS-HUMANIZA%C3%87%C3%83O.pdf. UFJF

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