quarta-feira, 13 de abril de 2016

MODELO DE PROJETO SOCIAL


PROJETO SOCIAL




I – Nome do projeto – SUPERANDO AS DIFICULDADES NO APRENDIZADO   POR MEIO DE ATIVIDADES MOTORAS

II – Introdução
 Os Projetos Sociais(P.S.) buscam desenvolver nos indivíduos que participam dele o desenvolvimento psicossocial de pessoas que estão a margem na sociedade. Todo projeto busca minimizar, por meio da oferta de atividades, as diferenças sociais econômicas de um local. Como escreve Silva (2010, p.2):
O principal objetivo dos projetos sociais é contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades e atuar em prol do desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social na sociedade.
A maioria das pessoas que projeta as atividades nos projetos sociais ás faz partindo do que sabe fazer em busca de acolher determinado público que está ou não em situação de risco, pois crianças que participam de P.S. não ficam nas ruas, estão ocupadas fazendo algo bom e produtivo em vez de estarem vivenciando situações que irão corromper a moral deste individuo dentro do contexto em que se encontra (de marginalização social) ou de estarem no ócio imaginando, inventando coisas equivocadas para fazer.
A ONU cita Cohen & Franco (1999,p.8) quando coloca que um projeto deve ser tratado como um “empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo” (In. SANTOS, 2013, p.4), compreende-se então que para se realizar um projeto Social deve-se planejar e pesquisar preços, materiais a serem utilizados, local, e mais ainda quanto tempo se leva para fazer cada atividade. As atividades são realizadas para satisfazerem os objetivos traçados para solucionar uma situação problema. Por exemplo, crianças que ficam na rua agindo com vandalismo pinchando, é conveniente um curso que ensine a grafitar, com os mais velhos ensinando os mais novos. Colocar um professor a disposição para reforço, Ver o que gostam para atrai-los para o P.S. e assim ter momentos com eles para ensinar regras da sociedade, seus direitos e deveres.
[...] entende-se que a construção da motricidade é indissociável de processos de aprendizagem. Por um lado, a passagem da motilidade biológica (atributo de todos os animais e até de alguns vegetais) à motricidade (formação sócio-histórica tipicamente humana) pressupõe a aprendizagem de diversas habilidades motoras (com seus respectivos significados sociais e sentidos pessoais), com ou sem a mediação de um agente cultural (pais, irmãos, amigos, professores, livros, imagens no cinema e na televisão, etc.). Assim sendo, pode-se afirmar que a motricidade é produzida por processos de aprendizagem.(KOLYNIAK FILHO, 20110, p.58)
O Projeto social, onde será aplicado como um projeto interventivo, em questão é o Centro de Ensino 04 de Sobradinho II, situado Ar 10 conjunto 9 lote 01, Sobradinho II D.F. foi fundado em prol do atendimento das necessidades da comunidade local que tinham crianças em idade escolar mas não tinham onde estudar. A escola possui 17 salas de aulas, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Cozinha-cantina, Biblioteca, Banheiro no prédio, Banheiro adaptado aos alunos com deficiência ou que tenha dificuldade em se locomover.
 A equipe pedagógica consiste em 1 diretor administrativo, 1 diretor pedagógico(vice), XX secretários,  XX professores, XX monitores,  XX coordenador pedagógico, XX supervisor administrativo, XX merendeiras, XX porteiros e vigias,  1 pedagoga, 1 Orientadora educacional, Professora sala de recursos.
Atende ao Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos  Supletivo




III – Objetivos Gerais
 _ Ampliar a capacidade motriz dos estudantes afim de promover o aprimoramento ou desenvolvimento de habilidades necessárias a aprendizagem, como: lateralidade, equilíbrio, controle da força, percepção visual, discriminação auditiva e interpretação de informações, atenção e concentração, planejamento, capacidade de repetir igualmente os modelos.



IV – Objetivo Específico
Ampliar a capacidade motriz
Aprimorar habilidades necessárias a aprendizagem;
Realizar alongamentos , trabalhando a flexibilidade do individuo;
Incentivar a construção de planejamento para executar tarefas;
Interpretar informações, enigmas, codificação, usando sequenciação, ordenação, seriação, classificação;
Desenvolver o senso critico;
Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe com harmonia;
Despertar e identificar lideres nas turmas;]
Reestabelecer aspectos motores, perceptivos e cognitivos por meio de atividades previamente selecionadas;

V – Metas
Após a realização do circuito de exercícios durantes duas semanas  os alunos deverão apresentar  um postura motora aprimorada desenvolvendo os movimentos com mais agilidade e harmonia, apresentando equilíbrio e compreensão das tarefas realizadas cotidianamente ou solicitadas.
Na aprendizagem deverão ao menos começar a se organizar ordenadamente para realizar as tarefas didáticas pedagógicas em sala de aula. Apresentando um comportamento solucionador e investigativo, já que algumas habilidades foram desenvolvidas no discente.

VI – Justificativa
A situação problema que foi detectada pelo acadêmico foi  a necessidade dos alunos com dificuldades de aprendizagem, que possuem necessidade de desenvolver características motoras dantes não trabalhadas. Que irão auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento do raciocínio lógico.
A coordenação motora é facilmente desenvolvida, por meio de exercícios como correr, pular, chutar, arremessar, quicar bola, etc. a questão seria que exercícios aplicar aos alunos para que desenvolvam outras habilidades que contribuirão para o desenvolvimento psicomotor e influenciar na aprendizagem do alunado.
Essas habilidades que quando menores esses alunos não desenvolveram  na infância agora fazem falta no momento de adquirir conhecimentos necessários a idade e a série que estão cursando.

VII – Metodologia
Para ser algo atrativo aos alunos o projeto será desenvolvido em um horário em que ele já esta na escola. Será como uma gincana com turmas competindo em prol de uma premiação, mas na verdade eles estarão participando de uma série de exercícios psicomotores. Será dito que são exercícios preparatórios para a gincana que será a culminância do projeto. Os alunos hoje em dia não gostam de participar das aulas de educação física, acham ruim mas com um estímulo será atrativo e todos participarão, da melhor forma possível com o intuito de ganhar a gincana.

VIII – Cronograma
Data
turmas
Atividades a serem realizadas
Materiais
objetivos
20/5/2015

Labirinto no saco de gel(empurrar a bolinha no labirinto até chegar a chegada)
Saco plástico , gel de cabelo, bolinha de gude fita adesiva
Treinar lateralidade, posicionamento, percepção visual e tátil


Bolinhas no lugar(colocar as bolinhas nos buraquinhos, dentro de uma caixa com tampa buracos na tampa no formato colocar 12 bolinhas de pingue –pongue em 30 segundos)
Caixa de papel, estilete, 12 bolinhas de pingue pongue (ou peças de figuras geométricas feitas de isopor, plástico madeira), cronômetro.
Aprimorar o Direcionamento, agilidade, pinça com dedos, percepção visual das diferentes formas.


Corrida das colheres (O aluno deve levar arroz a uma distancia de três metros até encher um pote de danone vazio)
Colheres, arroz, pote de danone, mesas
Aprimorar Agilidade, equilíbrio, postura corporal


Comprando ingrediente para o bolo( o aluno recebera uma lista  e vai ler para o colega depois ele ira no mercado pegar os ingredientes, enquanto o outro ira somando os valores silenciosamente-cálculo mental simples, o que esta somando não pode dizer de novo os ingredientes no momento de captação deles)
Bolas(ovos) caixas(simbolizando objetos, com as embalagens do produto colada)placas com valores,
Aumento da memória, percepção visual, memória auditiva, calculo mental


Bola enfileirada(todos em fila, irão passar a bola alternadamente, em cima e em baixo ate o ultimo da fila que vai para a posição de primeiro, ganha aquele que o primeiro da fila retorna ao seu lugar)
Bola
 Utilizar a atenção, agilidade, pensamento lógico ´para alternar a bola e correr, lateralidade, direção equilíbrio, controle do corpo, atenção


Identificando objetos, com o pé (o aluno de olhos vendados deverá dizer com no que o pé dele esta tocando)
Bacia, venda para os olhos, objetos para serem identificados
Percepção tátil, memória, concentração


Alinhavo na escumadeira( o aluno devera alinhava da esquerda para a direita de fora para dentro
Escumadeira e lã
Concentração, atenção,  controle manual


Realizar um circuito psicomotor( com obstáculos) em 2 minutos
Cadeiras, mesas, cordas, cones, tubos
Propiciar a descoberta do próprio corpo e de suas possibilidades de movimento.



Ritmo musical da banda( um aluno começa fazendo um barulho com um tambor, o outro vai imitar o barulho com outro instrumento e criar um novo, ganha a equipe que fizer mais barulhos sem errar.
Instrumentos musicais feitos de sucata, e brinquedos musicais
Desenvolver o ritmo, criatividade, memória auditiva por meio da escuta.
•Desenvolver a cooperação, solidariedade, comunicação, liderança e entrosamento, ao realizar o ritmo do outro membro da equipe

IX – Recursos Materiais
Escumadeira e lã; bola; Bolas(ovos) caixas(simbolizando objetos, com as embalagens do produto colada)placas com valores, Saco plástico , gel de cabelo, bolinha de gude fita adesiva; Bacia, venda para os olhos, objetos para serem identificados; Cadeiras, mesas, cordas, cones, tubos Instrumentos musicais feitos de sucata, e brinquedos musicais; Colheres, arroz, pote de danone; Caixa de papel, estilete, 12 bolinhas de pingue pongue (ou peças de figuras geométricas feitas de isopor, plástico madeira), cronômetro.

X – Avaliação
Cada jogo ou atividade proposta tem um motivo de ser aplicada de acordo com Veiga &Casteleins (2006, p.669) existe vários tipos de jogos e cada um com seu objetivo:
Os jogos motores permitem a participação efetiva do corpo da criança em sua
totalidade. Um exemplo de jogo motor é o pega-pega que possibilita trabalhar recursos físicos como agilidade, velocidade, reflexos, visão e outros.
Os jogos sensoriais podem ajudar no desenvolvimento dos órgãos dos sentidos,
nos quais a criança desenvolve essas habilidades brincando. Por meio da cobra-cega que é um exemplo de jogo sensorial, pode-se trabalhar o sentido da audição e do tato. Por meio dos jogos criativos pode-se desenvolver a criatividade, a espontaneidade e a imaginação das crianças, usando gestos imitativos, interpretativos e corporais. Esses jogos possibilitam à criança imaginar e criar situações novas de maneira mais espontânea.
 Os jogos motores serão avaliados e dados como bom desenvolvimento a cada vez que houver a prática dos exercícios e os alunos apresentarem maior, ou melhor evolução na agilidade, visão holística, utilizar mais os reflexos e equilíbrio. Os jogos sensoriais desenvolverão os sentidos e assim as noções perceptivas visuais, auditivas, táteis, conforme forem se tornando mais velozes e acertando mais objetos se assim for a atividade, estará apresentando evolução. Para os jogos motores criativos será avaliado a capacidade de imitação melhor, maior ritmo, memória, criatividade, raciocínio lógico e capacidade de planejar e a criação de estratégias próprias de autoconhecimento da aprendizagem.
XI – Bibliografia
ANDRADE, Jaqueline.  O desenvolvimento psicomotor: suas implicações e contribuições para o aprendizado escolar Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/o-desenvolvimento-psicomotor-suas-implicacoes-e-contribuicoes-para-o-aprendizado-escolar/112952/#ixzz3oNsJIiV0, 2013.Acessado em 2/10/2015 as 22:37
COUTINHO, Renata Buarque Goulart; MACEDO-SOARES, Teresia Diana L. v. A. de  and  SILVA, José Roberto Gomes da.Projetos sociais de empresas no Brasil: arcabouço conceitual para pesquisas empíricas e análises gerenciais. Rev. Adm. Pública [online]. vol.40, n.5, pp. 763-787. Rio de Janeiro, 2006. ISSN 0034-7612.
KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar .  [ARTIGO] Construção Psicopedagógica,  Vol. 18, n.17, pg. 53-66, , São Paulo-SP, 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  12  out.  2015.
SILVA, Tassiane Beatriz de Souza .  Projetos sociais. 2010.Disponível em: http://www.fea.br/index.php/projetos-sociais acessado em 2/10/2015  as 23:00
SANTOS, Luis Carlos. Projetos Sociais: Fragmentos de ensinamentos. Revista ADM pública: vista & revista. Departamento de Ciencias Humanas,Ano I, nº 4 p. 39-50. UNEB. 2013.https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2013.pdf


VEIGA, Léia da &CASLELEINS. Vera Lúcia. A contribuição do jogo para o desenvolvimento motor da criança de educação infantil.  2006 PUCPR: Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-060-TC.pdf  ACESSADO EM 23/9/2015 AS 21:39

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