MODELO DE RELATÓRIO 3º ANO 4º BIMESTRE
MODELO 1
O
aluno tem demonstrado ser uma criança participativa, com um bom convívio com os
colegas. Tem desenvolvido sua capacidade fonológica por meio da solicitação
constante da expressão do que se quer e de exercícios como fazer bico, falar,
soprar, etc. O aluno ainda não lê de forma convencional.
Sente-se motivado em fazer as atividades que
são realizadas com atenção e esforço, tem apresentado um ideia de que é
perfeccionista fazendo e refazendo as atividades até chegar a sua satisfação.
Está em desenvolvimento no processo de escrita e leitura. Quando uma pessoa lê
a atividade com ele, consegue respondê-la, tem feito desenhos com célula quase
fechada. Têm utilizado as duas mãos para realizar as atividades que assim
necessitam como: cortar, dobrar, construir objetos.
Compreende
as operações de adição e subtração simples, realiza contagem até 15. Compreende
e identifica as figuras geométricas e suas diferenças, tem noção de horas no
relógio. Percebo um crescimento em sua autonomia, está amadurecendo na
realização das atividades propostas.
Ainda não
realiza segmentação de palavras e frases, começa a associar sons as suas
respectivas sílabas. Está desenvolvendo noções de organização com seu material
individual e coletivo. Apresenta um comportamento adequado. Participa de
todas as atividades propostas com prazer. Nem sempre é assíduo e pontual. Desenvolvendo –se constantemente quanto ao
cognitivo, psicomotor, autoestima .
Sua à
assimilação e fixação dos conteúdos é satisfatória, apresenta uma certa
independente e nem sempre realiza todas as atividades. Apresenta pouca atenção
e concentração em sala de aula. Nomeia as partes de seu corpo e as do corpo de
outras pessoas. Está em processo de
assimilação e conhecimento das letras, sílabas e palavras. Acompanha ritmos com
todo o corpo, adequando os movimentos lentamente. Ainda não segue itinerários
com prudência para mover-se na sala e em toda escola. Conhece e respeita as
normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez. Nas atividades individuais
costuma ser organizado. Nem sempre conclui os trabalhos que inicia.
Relaciona-se bem com todos os colegas. Colabora ativamente na organização da
sala.
MODELO 2
A
aluna demonstrar ser esperta, ativa, desenvolve bem o pensamento crítico é muito
comunicativa, gosta de auxiliar a professora e os colegas, consegue realizar
suas atividades em tempo hábil, às vezes é apressada para realizar a tarefa o
que interfere na qualidade da mesma, podendo melhorar cada vez mais, se agir
com mais tranquilidade. Uma ótima atleta.Quanto ao desenvolvimento cognitivo.
Aluna lê com uma fluência verbal considerável.
Em português desenvolve textos escritos, com
pequena margem de erros ortográficos, conseguindo organizar com coerência os
pensamentos. Reconhece dígrafos, encontro consonantal, uso do U ou L.
Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R ou RR. Compreende os gêneros
literários trabalhados como carta, convite, bilhete, fábula, conto de fadas,
poema.
Em
matemática realiza operações de adição, subtração utilizando 4 casas decimais,
e multiplicação, o conceito de divisão ainda está em apropriação, mas já
compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença entre as figuras
geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica e compreende a
passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e analógico,
calendário,cronômetro.
Em
ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do
vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização
perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções. Reconhece as partes do corpo. Conhece a
cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em
artes utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema
proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização,
dobraduras, montagens com colagens, sobreposição.
MODELO 3
O aluno apresenta-se
extrovertido, comunicativo, ás vezes se relacionando bem com os colegas.
Apresenta uma linguagem imatura para a idade.
Ainda não realiza segmentação, agrupamento de palavras e frases. Esta
desenvolvendo noções de organização com seu material individual e coletivo.
Apresenta um comportamento adequado. Participa de
quase todas as atividades propostas nem sempre com satisfação. Nem sempre é
assíduo e pontual. Ainda não é
perceptível a assimilação e fixação dos conteúdos trabalhados em sala de
aula. Demonstra dependência e nem sempre
realiza todas as atividades. Ás vezes apresenta atenção e concentração em sala
de aula e apresentando ser participativo. Nomeia as partes de seu corpo e
as do corpo de outras pessoas. Está em
processo de assimilação de conhecimento das letras, sílabas e palavras.
Acompanha ritmos com todo o corpo, adequando os movimentos lentamente. Segue
itinerários com prudênciapara mover-se na sala e em toda escola. Conhece e
respeita as normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez nos jogos e
atividades que exigem que sejam realizadas um de cada vez. No trabalho ás vezes
costuma ser organizado. Às vezes conclui os trabalhos que inicia. Relaciona-se
com todos os colegas. Colabora ativamente na organização da sala.
RECOMENDAÇÕES: É importante que seja realizado uma
intervenção psicopedagógica para que ele consiga desenvolver-se no processo de aquisição da
leitura e escrita. Para que quando for construir frases e textos pequenos
consiga organizar melhor as ideias
escrevendo de forma correta. A prática dessa habilidades desperta o
interesse e a atenção do aluno desenvolvendo a criatividade, a capacidade de
expressar suas ideias de forma positiva e assim o prazer e a fluência na
leitura. Exercitar a matemática quanto ás
operações de adição e subtração, para que continue adquirindo as habilidades
para completa aprendizagem das operações trabalhadas no bimestre.
MODELO 4
O aluno
expressa de forma enigmática seus sentimentos e emoções, precisa que lhe seja
dado maior atenção para que conclua a tarefa. Sua grafia precisa ser estimulada
quanto ao uso da letra manuscrita, porém consegue realizar as atividades
escrita com letra impressa caixa alta.
Aprecia muito atividades físicas.
Tem feitoa tarefa rapidamente ou lentamente, ou às vezes incompleta
devido ao fato de objetos que traz e quer brincar com eles, ou emprestar aos
amigos. Não tem valorizado as produções que realiza.
Quanto ao desenvolvimento cognitivo:
Em português desenvolve textos escritos, com uma
considerável margem de erros ortográficos, esta desenvolvendo o processo de
organizaçãodos pensamentos. Reconhece dígrafos, encontro consonantal, uso do U
ou L. Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R ou RR. Compreende os
gêneros literários trabalhados como carta, convite, bilhete, fábula, conto de
fadas, poema. Possui uma leitura fluente.
Em
matemática realiza operações de adição, subtração, esta desenvolvendo segurança
para solucionar operações de multiplicação, o conceito de divisão ainda está em
apropriação, mas já compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença
entre as figuras geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica
e compreende a passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e
analógico, calendário, cronômetro.
Em
ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do
vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização
perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções. Reconhece as partes do corpo. Conhece a
cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza linguagem visual representando,
expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas,
representação oral, dramatização, dobraduras, montagens com colagens,
sobreposição.
MODELO 5
Durante o 4º bimestre o aluno obteve uma boa
evolução no que diz respeito ao processo de aquisição de leitura e escrita,
desenvolvendo-se gradualmente na escrita, realiza translineação visual,
consegue associar som a sílaba, e escrever as palavras, formando frases e até
pequenos textos de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento,
ás vezes alheias ao que foi solicitado. Sua leitura é silabada, as vezes
trocando signo e significado.
Na matemática: O aluno ainda não consegue
realizar com segurança as operações de raciocínio lógico, sequência numérica de
0 a 100. Esta aprendendo a utilizar os instrumentos de medição de tempo.
Realiza operações simples de adição e subtração com o auxilio de material
concreto.
Nos
aspectos que se referem a artes e processo de socialização utiliza linguagem
visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de
desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras.
Quanto
ás ciências e geografia identificam as partes das plantas, classificam
verduras, leguminosas, folhagens, frutas. Nomeia as partes do corpo (dos
membros). Reconhece a importância da higiene corporal. Tem noção do conceito de
sociedade, comunidade, perímetro urbano e rural.
Na
execução de atividades físicas participa com destreza nas atividades de
coordenação motora ampla, identificando-se com gestos e sons nas imitações e
movimentações. Nos jogos compreende as regras e joga com harmonia e respeito
aos colegas.
RECOMENDAÇÕES: É importante que exercite
diariamente a leitura e a escrita, para que quando for construir frases e
textos pequenos consiga organizar melhor as ideias escrevendo de forma correta. A prática dessas
habilidades desperta o interesse e a atenção do aluno desenvolvendo a
criatividade, a capacidade de expressar suas ideias de forma positiva e assim o
prazer pela leitura. Exercitar a
matemática quanto as operações de adição e subtração, para que continue
adquirindo as habilidades para completa aprendizagem das operações .
MODELO 6
Durante o 4º bimestre o aluno obteve uma boa
evolução no que diz respeito ao processo de aquisição de leitura e escrita,
desenvolvendo se gradualmente na escrita realiza translineação visual. Ainda não produz textos escritos, só
oralmente e são de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento.
Na matemática: O aluno ainda não consegue
realizar com segurança as operações de raciocínio lógico, sequência numérica de
0 a 100. Esta aprendendo a utilizar os instrumentos de medição de tempo. Realiza
operações simples de adição e subtração com o uso de material concreto.
Em ciências, geografia e história
compreende os tipos de solo, a importância do vento, da água (tratamento,
desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e rural. Reconhece
as partes das plantas e suas funções.
Reconhece as partes do corpo. Conhece a cultura africana, e entende o
respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza
linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto
através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras,
montagens com colagens, sobreposição.
Na execução de
atividades físicas não pode participarde todas por motivos de saúde, o que
interfere na coordenação motora ampla. Nos jogos compreende as regras e joga com
harmonia e respeito aos colegas.
RECOMENDAÇÕES: É importante que seja realizado uma
intervenção psicopedagogica para que ele consiga desenvolver-se na aquisição da leitura e
escrita.Para que quando for construir frases e textos pequenos consiga
organizar melhor as ideias escrevendo de
forma correta. A prática dessa habilidades desperta o interesse e a atenção do
aluno desenvolvendo a criatividade, a capacidade de expressar suas ideias de
forma positiva e assim o prazer pela leitura.
Exercitar a matemática quanto as operações de adição e subtração, para
que continue adquirindo as habilidades para completa aprendizagem das operações
trabalhadas no bimestre. Estratégias de
percepção visual se fazem necessárias também.
MODELO 7 (SUSPEITA DE DISLEXIA)
O
aluno demostra ser participativo, atencioso, muito habilidoso em atividades de
artesanato manual. Observou-se que nas atividades de texto quando alguém lê
para ele, consegue responder tudo corretamente. Precisa de uma atenção no
momento que se explica o que é para fazer, depois executa com qualidade a
atividade. Não costuma distrair-se com
facilidade. Quanto ao desenvolvimento
cognitivo:
Em português desenvolve textos escritos, com
uma considerável margem de erros ortográficos, ás vezes junta palavras.
Apresenta uma certa dificuldade em organizar os pensamentos para composição de
textos, translineação e leitura. Reconhece sem segurança: dígrafos, encontro
consonantal, uso do U ou L. Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R
ou RR. Compreende os gêneros literários trabalhados como carta, convite,
bilhete, fábula, conto de fadas, poema. As vezes omite algumas letras na
escrita de certas palavras. O aluno esta em processo de desenvolvimento quanto
a regras de pontuação, ortografia na escrita.
Apresenta troca de letras v,f,p,b,m,n. Na leitura a faz silabando
trocando as vezes algumas letras e costuma se perder, quando está lendo uma
linha (palavra), e pula pra outra.
Em matemática realiza
operações de adição, subtração, e multiplicação com pequena dificuldade na
interpretação do enunciado, o conceito de divisão ainda está em apropriação,
mas já compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença entre das
figuras geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica e
compreende a passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e
analógico, calendário, cronômetro.
Em ciências,
geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do vento, da
água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e
rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções. Reconhece as partes do corpo. Conhece a
cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza
linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto
através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras,
montagens com colagens, sobreposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário