01. Se você descobrir em sua sala um aluno
portador de TDAH, que estratégias você irá tomar para melhorar o rendimento
deste aluno.
Ø Intercalar matérias diferentes no estudo para evitar
a fadiga e assim não perder o rendimento.
Ø Conversar
com ele todos os momentos que ele estiver agitado colocá-lo para cantar uma
música, fazendo gestos isto o fará aproveitar seu momento de pico energético.
Ø O uso de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos, levando em
conta a percepção do contexto em que se
encontram inseridos. Estando com materiais expostos para que ele possa
manipular quando enjoar da atividade que estava fazendo;
Ø Utilizar estímulos positivos ou prêmios (elogios,
prendas...);
Ø Estimular a autoconfiança que é uma atitude
psicológica saudável que faz aumentar o interesse pelo estudo e diminuir as
angústias e tensões próprias dos momentos difíceis (avaliações
escritas, avaliações orais ou intervenções nas aulas).
Ø Descobria
o que o motiva qual seu interesse no trabalho escolar e em sua vida pessoal
para associá-lo ao que ele precisa aprender.
Ø Auxiliá-lo
na organização das tarefas, e insistindo mesmo que de um tempo para que volte e
conclua a tarefa.
02. Descorar sobre os problemas de
aprendizagem e em seguida fale sobre os que existem em sua escola. Você acha
que a sua escola estar preparada para inclusão? Comente.
Um processo evolutivo e constante, que implica uma seqüência de
modificações observáveis e reais no comportamento do indivíduo, de forma global
(físico e biológico), e do meio que o rodeia, onde esse processo se traduz pelo
aparecimento de formas realmente novas compromissadas com o comportamento. Distúrbio
de aprendizagem está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e
pontuais, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica. Dificuldade
de aprendizagem é um termo mais global e abrangente com causas relacionadas
ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de
ensino, ao ambiente físico e social da escola.
Distúrbios
da atenção e concentração que retrata os
comportamentos das crianças com e sem hiperatividade e impulsividade
Dificuldades
de leitura manifestada
pela aquisição das competências básicas relacionadas a fase de decodificação,
como sendo a compreensão e interpretação de textos, as dificuldades de escrita
e presença de erros ortográficos em geral.
Dificuldades
na matemática, que se revelam na aquisição da noção de
números, no lidar com quantidades e relações espaços-temporais e problemas de
aquisição e utilização de estratégias para aprender, manifestados na falta de
organização e utilização de funções metacognitivas, comprometendo o sucesso na
aprendizagem.
Então,
podemos dizer que os distúrbios não é
uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e
métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser
confundidos com deficiência mental.
Podemos
considerar uma criança com distúrbios de aprendizagem quando:
1-Não
apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são fornecidas
experiências de aprendizagem apropriadas;
2-
Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma
ou mais das seguintes áreas; expressão oral e escrita, compreensão de ordens
orais, habilidades de leitura e compreensão e cálculo e raciocínio matemático
Há
vários tipos de distúrbios, como por exemplo:
Dislexia
Refere-se à falha no processamento da habilidade da
leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento
ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer
material escrito.
Disgrafia
Falha
na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no
desenvolvimento da escrita.
Dislalia
Dificuldade
parcial para falar
Discalculia
Falha
na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos
matemáticos
Disartria
É a
articulação defeituosa dos sons da fala sem comprometimento do processo
lingüístico
lingüístico
Ecolalia
É a
repetição da última palavra, som ou frase ouvida
E a que
estar o principal distúrbios de aprendizagem.
TDAH-
Transtorno de Déficit de atenção/ hiperatividade
Tipos:
- Desatento:
(mundo da lua);
-
Hiperativo;
-
Combinado e;
-
Não-específico.
Podemos,
dizer que em nossas escolas ocorre muito a: disgrafia, discalculia, dislexia e TDAH.
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário