PRÉ PROJETO PARA TCC - EJA
TEMA
A dificuldade de aprendizagem proporcionou uma demanda
crescente de adolescente a Educação de Jovens e Adultos- EJA
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A dificuldade de aprendizagem proporcionou uma demanda
crescente de adolescente a Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II -
D.F.
0BJETIVO GERAL
·
Identificar se a dificuldade de aprendizagem é o
fator que tem proporcionado grande demanda de adolescentes as turmas de Educação
de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Identificar se os adolescentes que estão
frequentando a Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F possuem
dificuldades de aprendizagem.
·
Identificar se há aumento de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos- EJA em
Sobradinho II - D.F.
.PROBLEMÁTICA
Tem ocorrido uma crescente matricula de jovens adolescentes
na Educação de Jovens e Adultos (EJA),Acredita-se que os adolescente estão com
dificuldades de aprendizagem, não conseguindo adaptar-se as rotinas inseridas
na educação diurna, não aprendendo os conhecimentos necessários acabam por
reprovar e reprovar de novo e evadem do processo educacional que era pra
proporcionar uma aprendizagem harmônica acaba por ser um terror que o faz fugir
e esconder-se no ensino noturno, onde a maioria era pra ser de pessoas que não
tiveram tempo de estudar no período certo a sua idade e agora almejam uma
melhora de si como pessoa e como profissional, e ainda trabalham ou exercem
outras atividades durante o dia, e para não ficar sem estudar optam pelo EJA.
O EJA está sendo
visto como uma Tábua de salvação para quem quer recuperar o tempo perdido.
REFERENCIAL TEÓRICO
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
APRESENTADAS EM ADOLESCENTES
As dificuldades de aprendizagem podem ser
transtornos que impedem o individuo de aprender, são problemas
diagnosticados que ocorrem no cérebro. Podem afetar o sistema
nervoso central, o que impede uma pessoa de organizar-se quanto a suas funções
cerebrais de coordenação de atividades, de decodificação de símbolos,
dificuldades de lateralidade, noções temporoespaciais, entre outras que só é
solucionado com o uso de estratégias que o farão lidar e suplantadas as
dificuldades de aprender. Em alguns transtornos como a Hiperatividade, a
dislexia, disgrafia, discalculia, entre outros que transformam a existência dos
cidadãos mais difícil, inclusive o ato de estudar.
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A IMPLICAÇÕES
DEVIDO A GRANDE DEMANDA DE ADOLESCENTES
Educação de Jovens e Adultos: A Educação de jovens
e adultos proporciona aos indivíduos que não tiveram oportunidade de estudar na
época certa, por diversos motivos econômicos, sociais até mesmos os de saúde. É
fazer valer o direito de igualdade de oportunidades para todos, o que inclui que
todos tem direito a educação pública e gratuita. Algumas pessoas não tiverem a
oportunidades por ter que trabalhar ao estudar, então o que fazer? Largar os
estudos? com a oferta do EJA ele pode
estudar e trabalhar em períodos opostos.
METODOLOGIA
Serão utilizados autores como: Szymanski(2012);
Taveira(2005); Será utilizado: CoLEÇÃO
EDUCAÇÃO PARA TODOS. os autores: Paiva, Machado e Ireland.(Org.) (2007); COSTA;ALVAREZ E
BARRETO(2010); CARVALHO E FARIAS(2013). Sera realizado uma pesquisa de campo
para adquirir informações para dar verossimilidade e credibilidades ao
trabalho. Inicialmente será feito uma revisão bibliográfica, afim de pesquisar
quais literaturas fazem parte deste contexto de EJA e das dificuldades de
aprendizagem. Depois uma pesquisa quantitativa registrando os alunos
adolescentes que estudam no EJA. E quais
apresentam dificuldades de aprendizagem? o que dificultou a continuidade dos estudos
e depois a busca do EJA?
PÚBLICO ALVO
Alunos do EJA , que estudam no CAIC .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tristão, Rosana Maria .
Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de
aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento. – Brasília : MEC,
Secretaria de Educação Especial, 2006.
Szymanski ,Maria
Lídia Sica. Dificuldades de Aprendizagem (DA):doença
neurológica ou percalço pedagógico? B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro,
v. 38, nº 3, set./de
z. 2012.
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