PROJETO VIAGEM LITERÁRIA
Este projeto
consiste em elaborar um diário literário, que será constituído por atividades
diversificadas afim de registrar as estórias,contos, fábulas, filmes,
apresentações teatrais, passeios culturais, dramatizações ocorridas
representados : músicas, poemas, e qualquer expressão que proporcione aos
educandos uma aprendizagem cognitiva, psicomotora e intelectual.
OBJETIVOS
v Incorporar no aluno o hábito da leitura;
v Possibilitar o reconto e a apreciação dos estilos
literários;
v Proporcionar o aumento vocabular, aprendizagem de
imagem associativa;
v Desenvolver a fluência verbal, consciência fonológica,
capacidade de sequenciação dos fatos ocorridos e criatividade;
v Aprimorar a capacidade de raciocínio, memória visual e
auditiva, noção de orientação espacial e temporal;
v Apresentar a
evolução da escrita que ocorre ao decorrer do ano letivo;
v Aperfeiçoar a capacidade de discernir características
de moral, comportamento ético e ensinamentos e reflexões do real e imaginário;
DESENVOLVIMENTO
Serão apresentadas estórias, contos, fábulas, dramatizações,
teatro de fantoches, filmes e desenhos
em vídeos e cinema, estórias em quadrinhos, estórias mudas para criação do
texto referentes as imagens, cartazes ou mini cartazes, passeios, entre outras
formas.
Depois de ouvir
a estória haverá atividades
didático-pedagógicas, direcionadas ao conteúdo com personagens das estórias,
dramatização das estórias, desenhos, quebra-cabeças, recorte e colagem de
cenas, jogo da memória, mímicas, pintura, dobraduras, indagações e respostas
que os levem a reflexão do certo e errado e de soluções ou alternativas para o
personagem não passar por aquela situação.
METODOLOGIA
As estórias apresentadas serão realizados registros,
no diários literário, mas por quê diários? Se não é todo dia? Por que é feito o
registro da atividade daquele dia em sequencia de tempo. O que propicia que
aquele que o analisa percebe a maturação das ideias e da capacidade cognitiva,
motora e intelectual do aluno. Estes registros servem para consumar o ponto de
vista da atividade anterior e como isto é capaz de mudar valores e
comportamentos.
AVALIAÇÃO
Será observado como o aluno executa as atividades após
a apresentação da estória ou evento cultural. Observara a facilidade ou dificuldade para conclusão,
tempo que leva, capricho e atenção, socialização e respeito ao outro. A capacidade
de memorização e de associação de imagens
e frases ouvidas e o ponto de
vista criativo do aluno. Sua capacidade de julgar e reconhecer o ensinamento do
evento que ele participou. Serão realizadas produções como cartazes, obras
artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário