terça-feira, 9 de junho de 2015

MODELO DE RELATÓRIO 3º ANO 4º BIMESTRE

MODELO 1           

O aluno tem demonstrado ser uma criança participativa, com um bom convívio com os colegas. Tem desenvolvido sua capacidade fonológica por meio da solicitação constante da expressão do que se quer e de exercícios como fazer bico, falar, soprar, etc. O aluno ainda não lê de forma convencional.
 Sente-se motivado em fazer as atividades que são realizadas com atenção e esforço, tem apresentado um ideia de que é perfeccionista fazendo e refazendo as atividades até chegar a sua satisfação. Está em desenvolvimento no processo de escrita e leitura. Quando uma pessoa lê a atividade com ele, consegue respondê-la, tem feito desenhos com célula quase fechada. Têm utilizado as duas mãos para realizar as atividades que assim necessitam como: cortar, dobrar, construir objetos.
Compreende as operações de adição e subtração simples, realiza contagem até 15. Compreende e identifica as figuras geométricas e suas diferenças, tem noção de horas no relógio. Percebo um crescimento em sua autonomia, está amadurecendo na realização das atividades propostas.
Ainda não realiza segmentação de palavras e frases, começa a associar sons as suas respectivas sílabas. Está desenvolvendo noções de organização com seu material individual e coletivo. Apresenta um comportamento adequado. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Nem sempre é assíduo e pontual.  Desenvolvendo –se constantemente quanto ao cognitivo, psicomotor, autoestima .
Sua à assimilação e fixação dos conteúdos é satisfatória, apresenta uma certa independente e nem sempre realiza todas as atividades. Apresenta pouca atenção e concentração em sala de aula. Nomeia as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas.  Está em processo de assimilação e conhecimento das letras, sílabas e palavras. Acompanha ritmos com todo o corpo, adequando os movimentos lentamente. Ainda não segue itinerários com prudência para mover-se na sala e em toda escola. Conhece e respeita as normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez. Nas atividades individuais costuma ser organizado. Nem sempre conclui os trabalhos que inicia. Relaciona-se bem com todos os colegas. Colabora ativamente na organização da sala.
 MODELO 2
A aluna demonstrar ser esperta, ativa, desenvolve bem o pensamento crítico é muito comunicativa, gosta de auxiliar a professora e os colegas, consegue realizar suas atividades em tempo hábil, às vezes é apressada para realizar a tarefa o que interfere na qualidade da mesma, podendo melhorar cada vez mais, se agir com mais tranquilidade. Uma ótima atleta.Quanto ao desenvolvimento cognitivo. Aluna lê com uma fluência verbal considerável.
  Em português desenvolve textos escritos, com pequena margem de erros ortográficos, conseguindo organizar com coerência os pensamentos. Reconhece dígrafos, encontro consonantal, uso do U ou L. Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R ou RR. Compreende os gêneros literários trabalhados como carta, convite, bilhete, fábula, conto de fadas, poema.
Em matemática realiza operações de adição, subtração utilizando 4 casas decimais, e multiplicação, o conceito de divisão ainda está em apropriação, mas já compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença entre as figuras geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica e compreende a passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e analógico, calendário,cronômetro.
Em ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções.   Reconhece as partes do corpo. Conhece a cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras, montagens com colagens, sobreposição.

MODELO 3
O aluno apresenta-se extrovertido, comunicativo, ás vezes se relacionando bem com os colegas. Apresenta uma linguagem imatura para a idade.  Ainda não realiza segmentação, agrupamento de palavras e frases. Esta desenvolvendo noções de organização com seu material individual e coletivo. Apresenta um comportamento adequado. Participa de quase todas as atividades propostas nem sempre com satisfação. Nem sempre é assíduo e pontual.  Ainda não é perceptível a assimilação e fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.  Demonstra dependência e nem sempre realiza todas as atividades. Ás vezes apresenta atenção e concentração em sala de aula e apresentando ser participativo. Nomeia as partes de seu corpo e as do corpo de outras pessoas.  Está em processo de assimilação de conhecimento das letras, sílabas e palavras. Acompanha ritmos com todo o corpo, adequando os movimentos lentamente. Segue itinerários com prudênciapara mover-se na sala e em toda escola. Conhece e respeita as normas básicas da escola. Aceita esperar a sua vez nos jogos e atividades que exigem que sejam realizadas um de cada vez. No trabalho ás vezes costuma ser organizado. Às vezes conclui os trabalhos que inicia. Relaciona-se com todos os colegas. Colabora ativamente na organização da sala.
RECOMENDAÇÕES: É importante que seja realizado uma intervenção psicopedagógica para que ele consiga  desenvolver-se no processo de aquisição da leitura e escrita. Para que quando for construir frases e textos pequenos consiga organizar melhor as ideias  escrevendo de forma correta. A prática dessa habilidades desperta o interesse e a atenção do aluno desenvolvendo a criatividade, a capacidade de expressar suas ideias de forma positiva e assim o prazer e a fluência na leitura.  Exercitar a matemática quanto ás operações de adição e subtração, para que continue adquirindo as habilidades para completa aprendizagem das operações trabalhadas no bimestre.
 MODELO 4
O aluno expressa de forma enigmática seus sentimentos e emoções, precisa que lhe seja dado maior atenção para que conclua a tarefa. Sua grafia precisa ser estimulada quanto ao uso da letra manuscrita, porém consegue realizar as atividades escrita com letra impressa caixa alta.  Aprecia muito atividades físicas.  Tem feitoa tarefa rapidamente ou lentamente, ou às vezes incompleta devido ao fato de objetos que traz e quer brincar com eles, ou emprestar aos amigos. Não tem valorizado as produções que realiza.
 Quanto ao desenvolvimento cognitivo:
  Em português desenvolve textos escritos, com uma considerável margem de erros ortográficos, esta desenvolvendo o processo de organizaçãodos pensamentos. Reconhece dígrafos, encontro consonantal, uso do U ou L. Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R ou RR. Compreende os gêneros literários trabalhados como carta, convite, bilhete, fábula, conto de fadas, poema. Possui uma leitura fluente.
Em matemática realiza operações de adição, subtração, esta desenvolvendo segurança para solucionar operações de multiplicação, o conceito de divisão ainda está em apropriação, mas já compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença entre as figuras geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica e compreende a passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e analógico, calendário, cronômetro.
Em ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções.   Reconhece as partes do corpo. Conhece a cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras, montagens com colagens, sobreposição.

 MODELO 5

  Durante o 4º bimestre o aluno obteve uma boa evolução no que diz respeito ao processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvendo-se gradualmente na escrita, realiza translineação visual, consegue associar som a sílaba, e escrever as palavras, formando frases e até pequenos textos de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento, ás vezes alheias ao que foi solicitado. Sua leitura é silabada, as vezes trocando signo e significado.
 Na matemática: O aluno ainda não consegue realizar com segurança as operações de raciocínio lógico, sequência numérica de 0 a 100. Esta aprendendo a utilizar os instrumentos de medição de tempo. Realiza operações simples de adição e subtração com o auxilio de material concreto.
Nos aspectos que se referem a artes e processo de socialização utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras.
Quanto ás ciências e geografia identificam as partes das plantas, classificam verduras, leguminosas, folhagens, frutas. Nomeia as partes do corpo (dos membros). Reconhece a importância da higiene corporal. Tem noção do conceito de sociedade, comunidade, perímetro urbano e rural.
Na execução de atividades físicas participa com destreza nas atividades de coordenação motora ampla, identificando-se com gestos e sons nas imitações e movimentações. Nos jogos compreende as regras e joga com harmonia e respeito aos colegas.
RECOMENDAÇÕES: É importante que exercite diariamente a leitura e a escrita, para que quando for construir frases e textos pequenos consiga organizar melhor as ideias  escrevendo de forma correta. A prática dessas habilidades desperta o interesse e a atenção do aluno desenvolvendo a criatividade, a capacidade de expressar suas ideias de forma positiva e assim o prazer pela leitura.  Exercitar a matemática quanto as operações de adição e subtração, para que continue adquirindo as habilidades para completa aprendizagem das operações .

 MODELO 6

  Durante o 4º bimestre o aluno obteve uma boa evolução no que diz respeito ao processo de aquisição de leitura e escrita, desenvolvendo se gradualmente na escrita realiza translineação visual.  Ainda não produz textos escritos, só oralmente e são de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento.
 Na matemática: O aluno ainda não consegue realizar com segurança as operações de raciocínio lógico, sequência numérica de 0 a 100. Esta aprendendo a utilizar os instrumentos de medição de tempo. Realiza operações simples de adição e subtração com o uso de material concreto.
Em ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções.   Reconhece as partes do corpo. Conhece a cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras, montagens com colagens, sobreposição.
Na execução de atividades físicas não pode participarde todas por motivos de saúde, o que interfere na coordenação motora ampla.  Nos jogos compreende as regras e joga com harmonia e respeito aos colegas.
RECOMENDAÇÕES: É importante que seja realizado uma intervenção psicopedagogica para que ele consiga  desenvolver-se na aquisição da leitura e escrita.Para que quando for construir frases e textos pequenos consiga organizar melhor as ideias  escrevendo de forma correta. A prática dessa habilidades desperta o interesse e a atenção do aluno desenvolvendo a criatividade, a capacidade de expressar suas ideias de forma positiva e assim o prazer pela leitura.  Exercitar a matemática quanto as operações de adição e subtração, para que continue adquirindo as habilidades para completa aprendizagem das operações trabalhadas no bimestre.  Estratégias de percepção visual se fazem necessárias também.

MODELO 7 (SUSPEITA DE DISLEXIA)

O aluno demostra ser participativo, atencioso, muito habilidoso em atividades de artesanato manual. Observou-se que nas atividades de texto quando alguém lê para ele, consegue responder tudo corretamente. Precisa de uma atenção no momento que se explica o que é para fazer, depois executa com qualidade a atividade.  Não costuma distrair-se com facilidade.  Quanto ao desenvolvimento cognitivo:
  Em português desenvolve textos escritos, com uma considerável margem de erros ortográficos, ás vezes junta palavras. Apresenta uma certa dificuldade em organizar os pensamentos para composição de textos, translineação e leitura. Reconhece sem segurança: dígrafos, encontro consonantal, uso do U ou L. Identifica substantivo, verbo, adjetivo, uso do R ou RR. Compreende os gêneros literários trabalhados como carta, convite, bilhete, fábula, conto de fadas, poema. As vezes omite algumas letras na escrita de certas palavras. O aluno esta em processo de desenvolvimento quanto a regras de pontuação, ortografia na escrita.  Apresenta troca de letras v,f,p,b,m,n. Na leitura a faz silabando trocando as vezes algumas letras e costuma se perder, quando está lendo uma linha (palavra), e pula pra outra.
Em matemática realiza operações de adição, subtração, e multiplicação com pequena dificuldade na interpretação do enunciado, o conceito de divisão ainda está em apropriação, mas já compreende a metade, a terça parte. Compreende a diferença entre das figuras geométricas plana, bidimensional e tridimensional. Identifica e compreende a passagem do tempo com instrumentos como: relógios digital e analógico, calendário, cronômetro.
Em ciências, geografia e história compreende os tipos de solo, a importância do vento, da água (tratamento, desperdício), diferenças entre localização perímetro urbano e rural. Reconhece as partes das plantas e suas funções.   Reconhece as partes do corpo. Conhece a cultura africana, e entende o respeito a diversidade e cidadania.
Em artes utiliza linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto através de desenhos, pinturas, representação oral, dramatização, dobraduras, montagens com colagens, sobreposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário