terça-feira, 16 de junho de 2015

MODELO: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL







LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA






RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL




   Relatório elaborado para fins de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II nas séries iniciais do Ensino Fundamental em matemática e ciências do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo -IESM
 

















LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA




RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


   Relatório elaborado para fins de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II nas séries iniciais do Ensino Fundamental em matemática e ciências do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do 
 
 













SUPERVISOR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II




Aprovado em:__/__/____.
Parecer:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



SUPERVISOR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II






PROFESSORA : LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA  : CIÊNCIAS..    
SERIE: 1ª série (2º ANO)
DATA 05 /05/2008

OBJETIVOS:

*CONSCIENTIZAR A CRIANÇA DA IMPORTÂNCIA Dos hábitos de higiene

CONTEÚDO:

HÁBITOS DE HIGIENE


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
MÚSICA DA HIGIENE

DESENVOLVIMENTO 
  • LEITURA DO TEXTO HÁBITOS DE HIGIENE
  • LEITURA DO TEXTO HIGIENE DOS ALIMENTOS
  • CONVERSA E LEITURA DO TEXTO “CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ALIMENTOS QUE COMPRAMOS”
  • PRODUÇÃO DE UM TEXTO POR MEIO DE QUADRINHOS  SOBRE HÁBITOS DE HIGIENE
  • PARA CASA ATIVIDADE “PESQUISANDO NO SUPERMERCADO”
RECURSOS
 BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCÓPIADAS.
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA A POS AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS ESCRITOS E  POR MEIO DE UMA CONVERSA INFORMAL QUANDO ESTIVER LENDO OS TEXTOS COM ELES SE ELES AFIRMAREM QUE VÃO PRESTA MAIS ATENÇÃO NOS CUIDADOS COM A HIGIENE DELES E DOS ALIMENTOS
















INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESM
PROFESSORA: LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA..    
SERIE: ALFABETIZAÇÃO (1º ANO)
DATA 06/05/2008

OBJETIVOS:

COMPREENDER A ADIÇÃO POR MEIO DE JUNÇÃO, ATRAVÉS DE JOGO
CONTEÚDO:

ADIÇÃO, IDÉIA DE JUNTAR


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
PINTURA E MONTAGEM DO JOGO DA MEMÓRIA

DESENVOLVIMENTO
  • JOGAR O JOGO DA MEMÓRIA
  • LEITURA DA HISTORINHA MATEMÁTICA
  • EXPLICAÇÃO DO TEXTO “VAMOS APRENDER A JUNTAR”
  • RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES
RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA. FOLHAS FOTOCOPIADAS
AVALIAÇÃO
VERIFICAREMOS SE AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS FORAM CORRETAS, SE ELES CONSEGUIRAM ARMAR OS PROBLEMAS DE ADIÇÃO E AINDA PELAS ATIVIDADES DOS TEXTOS

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  • :
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INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESM
PROFESSORA: LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA..    
SERIE: 1ª (2º ANO)
DATA 07/05/2008

OBJETIVOS:

*VERIFICAR O GRAU DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE ADIÇÃO;
*SOLUCIONAR E AMAR PROBLEMAS DE ADIÇÃO
CONTEÚDO:

ADIÇÃO


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
CONFECCIONAR O JOGO “BRINCANDO DE DITADO”

DESENVOLVIMENTO
  • EXPLICAÇÃO DE COMO JOGAR O JOGO-AS REGRAS
  • JOGAR
  • ARMAR AS OPERAÇÕES QUE FORAM RESOLVIDAS NO JOGO, APRESENTANDO O NOME DAS PARCELAS
  • LEITURA DA ESTÓRINHA MATEMÁTICA
  • RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO JOGO

RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCOPIADAS.
AVALIAÇÃO
VERIFICAREMOS SE AS SOLUÇÕES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS FORAM CORRETAS, SE ELES CONSEGUIRAM ARMAR OS PROBLEMAS DE ADIÇÃO E AINDA PELAS ATIVIDADES DOS TEXTOS


















INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESM
PROFESSORA: LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA..    
SERIE: 2ª (3º ANO)
DATA 08/05/2008

OBJETIVOS:

VERIFICAR O GRAU DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
CONTEÚDO:

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
CONFECÇÃO DOS JOGOS: “NO SUPERMERCADO” E “JOGO DA MEMÓRIA DO COELHO SABIDO”

DESENVOLVIMENTO
  • APRESENTAÇÃO DAS REGRAS
  • JOGAR AMBOS OS JOGOS
  • ARMAR AS SITUAÇÕES PROBLEMAS DO JOGO, SOLUCIONÁ-LAS COM OS ALUNOS
  • CONVERSA SOBRE COMO FOI JOGADO QUE CONCLUSÕES CHEGARAM APÓS A CONFERÊNCIA DAS RESPOSTAS
  • PARA CASA EXERCÍCIO NO LIVRO
RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCÓPIADAS.
AVALIAÇÃO
SERÁ FEITA POR MEIO DE VERIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS A PARTIR DAS PERGUNTAS DO JOGO E ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIOS DO LIVRO E AINDA POR MEIO DE VERIFICAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS.



















INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESM
PROFESSORA: LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA..    
SERIE: 3ª (4º ANO)
DATA 09/05/2008

OBJETIVOS:

INTERPRETAR E RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO , UTILIZANDO UM JOGO
CONTEÚDO:

MULTIPLICAÇÃO –SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
CONFECÇÃO DO JOGO “TRILHA DA MULTIPLICAÇÃO” E “PIFE DA MULTIPLICAÇÃO”

DESENVOLVIMENTO
  • DIVISÃO DAS TURMAS EM GRUPO
  • APRESENTAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
  • JOGAR AMBOS OS JOGOS
  • RESPONDER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS DO JOGOS
  • PARA CASA ATIVIDADE NO LIVRO
RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCÓPIADAS.
AVALIAÇÃO
SERÁ FEITA POR MEIO DE VERIFICAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS A PARTIR DAS PERGUNTAS DO JOGO E ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIOS DO LIVRO E AINDA POR MEIO DE VERIFICAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS.




















INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESM
PROFESSORA: LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA..    
SERIE: 4 ª (5º ANO)
DATA 12/05/2008

OBJETIVOS:

*CONSTRUIR FRAÇÕES  E SEU CONCEITO
*CRIAR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÕES DESTAS
CONTEÚDO:

Sons do X


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
CONSTRUÇÃO DA “RÉGUA FRACIONÁRIA” ;
MONTAGEM DO JOGO “TRILHA FRACIONÁRIA”

DESENVOLVIMENTO 
  • DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS
  • APRESENTAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
  • SOLUCIONAR COM OS ALUNOS AS JOGADAS DA TRILHA
  • CONVERSA SOBRE COMO FOI JOGADO. QUE CONCLUSÕES CHEGARAM, APÓS A CONFERÊNCIA DAS RESPOSTAS
RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCÓPIADAS.
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA A PARTIR DAS REPOSTAS DOSJOGOS   E MEDIANTE AS RESPOSTAS CORRETAS DA CONVERSA..



  










INSTITO DE ENSINO SUPERIOR MULTIPLO – IESM
PROFESSORA : LUCIENE DE OLIVEIRA VIEIRA.
DISCIPLINA  : CIÊNCIAS..    
SERIE: ALFABETIZAÇÃO (1º ANO)
DATA 13 /05/2008

OBJETIVOS:

*CONSCIENTIZAR A CRIANÇA DA IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS
*RECONHECER ONDE ENCONTRA-LAS
CONTEÚDO:

 VITAMINAS E SAIS MINERAIS


METODOLOGIA

MOTIVAÇÃO:
CONFECÇÃO DOS DEDOCHES DA TURMINHA VITAMINADA

DESENVOLVIMENTO 
  • UTILIZANDO OS DEDOCHES DAR OS CONCEITOS DE VITAMINA E SAIS MINERIAS E AONDE OS ENCONTRAMOS CADA VITAMINA
  • PROCURAR EM JORNAIS E REVISTAS OS ELEMENTOS ALIMENTÍCIOS
  • RECORTAR E MONTAR O QUADRO VITAMINADO
  • PARA CASA CRUZADINHA VITAMINADA
RECURSOS
CARTOLINA ,COLA,TESOURA, BORRACHA, GIZ, CADERNO, LÁPIS DE COR, CANETINHA FOLHAS FOTOCÓPIADAS.JORNASI E REVISTAS
AVALIAÇÃO
A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA A POS AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS ESCRITOS E A CONSTRUÇÃO DO MURAL




















2 ORIENTAÇÕES GERAIS -FASE DE  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por que utilizar os jogos ?
Porque os jogos  e a confecção desse material que se torna um material concreto , passa a ser um objeto valioso para quem o constrói e torna a exemplificação mais fácil , soluciona-se problemas brincando. Traz para o aluno um novo  comportamento fazendo com que ele tenha autonomia, saiba respeitar e criar regras, espírito de competitividade, criatividade, aprende a ser persistente e a formular estratégias para solucionar problemas. Os jogos tornam as aulas  mais atrativas e agradáveis.
Como afirma Isabel Cristina Machado de Lara, “as atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano”. Sim o jogo faz tudo isso.
   Construir jogos com sucatar ,reciclar  é a melhor forma de usar a imaginação e  ter materiais que você pode trabalhar em ciências com a questão ambiental, a poluição e trabalhar de forma interdiciplinar.
   A falta de inclusão hierárquica descontextualizadas e intecção por meio das relações lógicas na séries iniciais educação infantil pode trazer dificuldades em geografia ou ciências e outras áreas do conhecimento e os jogos  matemáticos proporcionam tudo isso .
   A disciplina matemática tem sido um potencial de diferenciação no mercado pois é por meio dela que se constrói o raciocino lógico e a agilidade em solucinar problemas e ter atitudes. Novamente como a matemática é importante.
 O significado das operações.
    Quando ensinamos matemática de 1ª a 4ª séries lembramos logo  do ensino das 4 operações adição, subtração, multiplicação e divisão e de como resolver problemas com elas. Porém devemos lembrar que as calculadoras também  fazem essas contas, a grande dificuldade encontrada por essas crianças esta na hora de resolver situações –problema . Muitas vezes elas não sabem qual operação usar, pois não sabem o significado das operações. Devemos fazer com que as crianças “sintam”, percebam quando cada operação deve ser usada.
     Uma forma muito usada por professores é fazer com que as crianças decorem palavras-chave para saber qual operação usar, como por exemplo: tirar é subtração, ganhar é adição, o que pode ser prejudicial as crianças pois não desenvolve o raciocínio e pode acabar por confundi-los.
   A melhor forma é fazer as crianças entenderem as operações e refletir sobre elas, percebendo seus significados por si mesmo, isso irá acontecer quando incentivamos as crianças a resolver problemas.
   Depois que aprendemos essas operações na escola, a medida que vamos adquirindo experiência de vida e que compreendemos com mais facilidade as operações, suas várias interpretações ou significados, que é um processo lento este amadurecimento intelectual é mas para nossos alunos aprenderão de forma mais rápida e eficaz se nós os ajudarmos é criando oportunidades fazendo eles pensarem , trocarem idéias, confrontem as diversas formar de se chegar a solução dos problemas.
  Resolução de problemas.
  A maioria dos professores, afirmam que o maior obstáculo dos alunos é em resolver problemas, o que passa a ser um problema no ensino.
   Para se conseguir melhorar o desempenho dos alunos em solucionar e interpretar problemas, primeiramente devemos observar bastante nossos alunos.
    É bom devido a alguns alunos que têm trauma evitar o nome problemas ou probleminhas , podemos substituir por desafios, pequenas histórias para solucionar, etc.,  o que vai atrai-los. Em segundo lugar esta a falta de identificação do problema com a vivência , o cotidiano do aluno, com como por exemplo o uso de frutas , lugares, nomes que eles desconhecem, por exemplo fazer compras, qual criança de 7 anos faz compras  sozinho, na zona rural há supermercado, os produtos tem que estar dentro da realidade do aluno. Uma boa solução seria jogar um jogo com material concreto, dramatizar, assim os alunos aprendem e se divertem ao mesmo tempo.
     Outra situação de dificuldade são os problemas absurdos e irreais, seqüências de problemas parecidos e iguais ao modelo de exemplo, tornando a criança acostumada a resolver problemas que já viram parecidos e quando tiver verbos, colocações diferentes ela vai ficar parada pois não sabe lidar com desafios, com algo diferente.
   Uma abordagem problematizadora se faz necessária. O que é isso? Tem  como “objetivo é exercitar o raciocínio em todas as oportunidades em que isso é possível”.(IMENES,p.42).
   É desenvolver o raciocínio do aluno com outras disciplinas, fazendo perguntas que exijam deles que pensem e tomem decisões, é tratar uma diversidade de assuntos que esta no nosso currículo como se fossem problemas.
   Não devemos pensar por nossos alunos, os problemas devem ser resolvidos por eles, não  pelo professor, devemos ajudá-los, sugerindo caminhos , trocar idéias, dialogar. Para haver esse trabalho o professor pode propor que eles resolvam em grupo e vai observando como esses grupos estão solucionando os problemas e se perceber que o  caminho não está bom, incorreto lançar ao grupo uma pergunta, que os faça perceber erro e corrigi-lo é assim que se procura orientar o raciocínio do grupo, ajuda-los a Viver suas próprias experiências. A maneira ideal de finalizar uma aula de problemas,  resolvidos em grupo  e pedir que eles demonstrem para os outros grupos como resolveram os problemas, assim o raciocínio dos alunos é valorizado e a aprendizagem é recíproca.
   Aos poucos se consegue abordar de maneira problematizadora,  cada assunto em sal de aula.
   Frações e as crianças na 3ª e 4ª séries.
     Algumas crianças encontram enorme dificuldade em efetuar as operações com frações,p na maioria das vezes por não Ter apreendido a fração e sim repetir os procedimentos mecânicos ensinados pelo professor que muita das vezes aprendeu assim.
    Isso acontece porque a fração é pouco usada no dia-a-dia, mas ela tem sua utilidade para se conseguir mais tarde compreender alguns conteúdos de matemática como álgebra ou probabilidade convém trabalhar o conceito de fração que é o mais usado é deixar as operações com frações mais complicada para continuar na 5ª , 6ª e 7ª séries pois nesta época terão mais maturidade e experiência, trabalhando na 3ª e 4ª série com temas mais importantes socialmente.
   No ensino da fração é melhor e traz facilidade se o professor utilizar as unidades concretas como um círculo , um retângulo de cartolina e suas partes coloridas, para que elas manipulem , para que percebam que há uma relação de tamanho, que ao juntar peças de uma cor (rosa) se tornara em outra peça(verde). Só  depois devemos nomear as peças e assim traduzir o que se percebeu para a linguagem das frações.
   É preciso também demonstrar ao aluno a idéia com situações  do dia-a-dia , como em receitas de bolo a associar a divisão das figuras(o todo) em partes iguais para perceber isso basta desenhar e aos poucos ele não precisara fazer mais isso e farão as divisões e chegarão as soluções.
      O professor deve saber quais são suas concepções sobre a matemática, porque sua atuação em sala de aula é um espelho de como ele vê a matemática, se ele gosta, como ele aprendeu é como ele vai ensinar. As escolhas pedagógicas os objetivos traçados e os conteúdos de ensino e principalmente como ele vai avaliar dependem totalmente desta visão do professor.
  O professor deve identificar as principais características da matemáticas, seus métodos e aplicações. Deve  também conhecer a vida sociocultural e psicológica do aluno qual sua bagagem educacional, seus conhecimentos informais  sem substituí-los.
   O aluno estabelece conexões entre as demais disciplinas  entre o seu cotidiano com os diferentes temas matemáticos .Ao fazer essas relações com idéias matemáticas ele “ reconhece princípios gerais, como proporcionalidade, igualdade, composição e inclusão...” ( RADESPIELp.23)
  Antes os alunos aprendiam por reprodução, hoje ele um agente da construção de seu conhecimento, da sua aprendizagem.
   O professor tem seu papel de organizador da aprendizagem, de consultor nesse processo, é aquele  que cria escolhe problemas, fornece as informações faz explanações , oferece materiais , textos.
  Sua outra função é de mediador, que promover a confrontação das propostas dos alunos, debate sobre os resultados, valoriza soluções, quanto tempo vai durar o trabalho que está sendo feito, avalia a produção. Ele estimula a cooperação entre os alunos, media a divergência de opiniões até chegar a uma opinião comum para a solução do problema, com formulação de argumentos e a de comprova-los.
    O trabalho coletivo(em grupos) tem diversas vantagens porque gera a cooperação para chegar a um senso comum.
    Faz com que o aluno tenha que saber explicitar o seu pensamento e tentar compreender o dos  outros, persistência nas tentativas, incorporar  soluções alternativas.
    A nova proposta é colocar o foco na resolução de problemas, deve-se propor aos alunos situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo  de estratégia para resolvê-las , ele terá que interpretar e estrutura a situação que lhe é apresentada.
   É uma orientação para a aprendizagem, pois o aluno constrói um campo de conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações. Há também “ o que é problema para um aluno pode não ser para outro, isso depende do seu nível de desenvolvimento intelectual e dos conhecimentos de que dispõe”( RADESPIELp.28).
    Ao usar os recursos da tecnologia da informação em nossas aulas, como por  exemplo o computador é uma  fonte de informações por meio da Internet e também desenvolve habilidades.
   Os temas transversais são ótimos para se trabalhar de forma multidisciplinar é só você achar o elo para a matemática intervir afinal, em tudo se usa matemática, apesar de ser abstrata seus conceitos e resultados têm origem no mundo real e muitas ciências usam a matemática como ferramenta essencial. Podemos trabalhar a matemática com o meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, estatísticas, física, química, astronomia, cidadania, ética, saúde, educação do consumidor.
 Sobre a disciplina ciências naturais
     O ensino da ciências nos dias de hoje para muitos tem se tornado algo desinteressante e pouco compreensível, pois os livros, as sínteses feitas tem  sido algo muito irreal, decorativas, o que contraria as concepções de aprendizagem.
     Os conhecimentos científicos por muitas vezes acumulados qual conteúdo você vai ministrar tudo isso é influenciado pelo que e como você aprendeu, pela maturidade do aluno para  conseguir aprender aqueles conceitos sem a forma concreta e ainda mais romper com seus conhecimentos intuitivos , pois as crianças pensam diferentes dos adultos.
  Devemos unir os conhecimentos adquiridos no cotidiano e relacionar  a cultura na qual o aluno esta inserido , isto é um indicativo para uma aprendizagem significativa. 
  Os métodos ativos, com a utilização da observação, experimentação, jogos, diferentes fontes textuais para obter informações, afinal a ciências tem natureza dinâmica, articuladora, histórica e não neutra e fundamentada em procedimentos, necessidades e diferentes interesses e valores. Os temas devem ser flexíveis para suportar e agregar as curiosidades e as dúvidas dos estudantes para  despertar esse interessados alunos use as tecnologias, a  realidade local e universal, nos diferentes ciclos, também se favorece o envolvimento e a interação e assim haverá sucesso nas atividades, construindo explicações para explicitar os fenômenos e o mundo.
   A atuação do professor é de intervenção, de informar,  apontar relações,  questionando perguntas, problemas, trazer exemplos, experimentos, textos variados; ilustrações, sites para eles pesquisarem, filme, notícia de jornal..
    A aprendizagem de ciências é uma aprendizagem lúdica, as definições, teoremas, regras é aonde o estudante vai chegar  depois de compreender e sistematizar os temas por  meio de investigações.
    “Em ciências naturais, os procedimentos correspondem aos modos de buscar, organizar e comunicar conhecimentos”( RADESPIELp.14) é por meio deles que se fará induções, premissas, hipóteses e suposições.
   Ainda mais o professor deve propor que se discuta as definições do problema, testar suposições levantadas propor discussões das idéias e ajudá-las a colocá-las em prática, devem planejar o procedimento, propor comparações avaliar as condições de segurança para se realizar um trabalho, selecionar aspectos a serem observados.
    Para explorar os diversos temas pode-se utilizar a observação direta e/ou experimentação, entrevistas ou pesquisa de opinião, desenho de observação, desenhos informativos, de legendas, de ilustração, de quadros comparativos esquemas e problemas em estudo, sempre com crescente autonomia.
   Os conteúdos que vão ser ministrados devem ter um embasamento nos valores e posturas sociais com a intenção de formar cidadãos. Ter atitudes, desenvolver-se e ter autonomia ao obter conhecimentos. Ele também deve ser capaz de perceber detalhes, observar e acompanhar resultados, saber organizar os materiais para realizar um experimento. 
    O caráter investigativo, a diversidade de opinião, o trabalho em  equipe com cooperação contribuem para o  “aprendizado de atitudes”, fazendo com que este aprendiz saiba opinar de forma crítica e construtiva diante do contexto no qual as questões momentâneas  que lhes são apresentadas.
     A avaliação no ensino da ciências deve existir para detectar as dificuldades e saber superá-las, auto –avaliação, feeldeback e o registro dos resultados faz com que a observação, a experimentação, leituras tenham sentido quando se formular novas idéias.
    








3- FASE DE OBSERVAÇÃO

  3.2.1- Aspectos físicos -No colégio Municipal Contatus , onde foi realizado o estudo em questão que já foi situado a localização, é uma escola dividida em 3 pavimentos, o 1º é onde fica a educação infantil, a direção, a cantina, a recepção, o deposito e um banheiro, tem uma estrutura razoável as salas pequenas para 21 a 25 alunos onde os professores encontram muita dificuldade de material, sem horário e local para as crianças irem após o lanche não conseguem arrumar a sala do com materiais devida as paredes , e o material  que o professor leva , produz não é respeitado, o banheiro é quebrado(fedor nas sala)  o 2º pavimento são 03 salas na construção bruta com quadros negros deteriorados, carteiras universitárias para as crianças o que dificulta os trabalhos em grupo, até mesmo para eles colocarem seus materiais, um pátio todo defasado, quintal e sanitários masculino e feminino também em  construção bruta.O 3º pavimento é em cima do 1º com 2 sala em construção bruta para a 2ª e 3ª séries.
3.2.2 - Aspectos administrativos- A escola possui uma diretora e uma adjunta dois auxiliares administrativo por turno, 2 vigias e 2 zeladoras. A burocratização é lenta e pouco organizada. Recados chegam depois do dia, históricos  tarefas se perdem etc.
3.2.3 - Aspectos pedagógicos- Há uma coordenadora pedagógica, que não é muito participativa, na estando presente nos planejamentos e nas decisões da escola. Possui também duas professoras de projeto de leitura, que não apresentam nenhum planejamento e aparentemente nenhuma técnica, nem atualização.
     A fase de observação no relatório II foi mais clara e objetiva, porque já se conhece a escola, o corpo docente e discente. O contato com os docentes e estagiária se  tornou mais concreto e harmonioso. O corpo discente está interagindo mais por já ter havido anteriormente no estágio supervisionado I,o pré-contato , já se conhece melhor quais atividades de aprendizagem vão interessar ao aluno de cada série, qual o tempo que levarão para executar as atividades propostas, proporcionando um “enxugar o planejamento”.
    Foi observado pela estagiária que os alunos da 3ª serie e 4 ª série não tiveram muito interesse em filmes que foi  apresentado no estágio I, então agora com a ajuda das professoras e construindo os jogos eles valorizam mais trabalho f, os conteúdos são fixados com mais facilidade e realmente conseguiu atrair o interesse  deles, os alunos da alfabetização são mais tranqüilos e abertos as atividades fora do cotidiano como a construção de jogos o que fizeram com mais serenidade.Os alunos da 1ª e 2[ série são m,ais agitados e em maior quantidade na 1ª são 38 a 40 alunos , na 2ª são 32, na  alfabetização são 28, na 3ª são 32, na 4ª são 28 a 30 alunos depende do dia. Novamente a estrutura física da escola não contribuiu muito para executar as atividades, mas o corpo docente é agradável e cooperativo.Uma dificuldade também encontrada  é o fato dos alunos não terem o material como tesoura e a estagiária levou deixou  na guarda  da escola e sumir e ser utilizado por terceiros foi uma situação desagradável 

3.3 FASE DE PLANEJAMENTO

   No momento de planejar a aula foi muito valido os estudos adquiridos dos pcn ´s .Por isso as aulas foram como uma oficina com um pequeno projeto que se chamou jogando com a matemática, os professores , a estagiaria e a direção entraram em uma sintonia  que conseguiram focar melhor no estudo da matemática por meio de jogos  onde todas as professoras optaram por jogos matemáticos e assim surgiu a necessidade de se fazwer esta oficina com todas as turmas e pela exigência da disciplina estagio II as aulas de ciências que não foi executada com menos empenho, foi também muito gratificante atuar no ensino da ciências, tratando-a como uma disciplina ímpar com as demais o conteúdo também foi colocado pelos professores cada professor disse que foco o jogo que a estagiaria ia trazer deveria ter , se era pra fixar, introduzir, esclarecer, ter caráter motivador, de colaboração, de conceito, colaborando muito com a estagiaria na hora da confecção dos jogos e de jogar afirmando que iriam utilizá-los depois.

3.4- FASE DE REGÊNCIA

    Esta fase de regência é o momento que vincula a teoria á pratica pedagógica no ensino da matemática e da ciência. Onde o professor vai procurar propor situações para coleta de informações, onde vão contribuir para o desenvolvimento da autonomia e obtenção do conhecimento atingindo assim seus objetivos.
    As atividades desenvolvidas esta fase foram baseadas no desenvolvimento do pensamento lógico que ira fazer a criatividade com o uso de jogos e construção destes. s jogos e a construção de quadros, a exposição de seu trabalho torna tudo mais valioso. Trazendo autonomia, auto-estima para seu aluno tornando a aprendizagem divertida e ficou comprovado que o dever do professor é de pesquisar no mundo tão globalizado.
    Diante das dificuldades encontradas no período de estagio I, as estagiaria optou por levar todos os materiais e montar toda a estrutura para que seu trabalho fosse efetivo e harmonioso.
    Todos os alunos se interessaram pelos jogos por ser criados por eles, como também perceberam que o material ao servia só para jogar, mas também para ornamentar a sala chegaram aprender sem perceber. Todos conseguiram jogar após a construção destes jogos, mas houve alguns que não conseguiram ganhar e paravam de jogar.Neste ponto cube a estagiaria fazer com que a criança vim esse a jogar novamente em outro momento, colocando para ele que ele deve persistir e continuar jogando para adquirir experiência e começar a ganhar.
    Quando a estagiaria alou para  as professoras que cada uma disse o que iria querer:
    A professora da 1ª série queria que eles soubessem solucionar e principalmente armar problemas de adição e foi com o jogo “brincando de ditado”, apresentando o algoritimo, montando e interpretando os problemas solucioná-los.
     Na 2ª série foi adição e subtração foi utilizado dois jogos, no supermercado e  jogo da “memória do coelho sabido”, este com o problema armado e a resposta, o outro com situações problemas que eles tinham que resolver com as fichas, com as gravuras do material, o que depois a professora que iria utilizar quando for trabalhar sistema monetário.
     Na 3ª série foi cálculos e problemas e multiplicações, onde interpretar e resolver situações problemas e os problemas armados, pelos jogos “trilha da multiplicação” e “pife da multiplicação”, respectivamente. Houve dificuldade na formação dos grupos, alguns alunos discriminavam outros.
     Na 4ª série apesar da professora já ter iniciado fração na turma, ela pediu que  jogo fosse de conceito de fração no sentido demonstrar concretamente as frações que foi feita pela “régua fracionária” e resolução de frações com a “trilha fracionária” onde em ambos os alunos construíram jogos para jogar a trilha usavam a régua como auxilio.
    Na alfabetização a professora solicitou que fosse a adição com a idéia de juntar e comparar o que foi colocado com o “jogo da memória” com as operações ilustradas e a sua quantia em numero ordinal, comparar quais as peças do jogo são iguais, leitura da “historinha matemática” e do texto “vamos aprender a juntar” para compreender e aprimorar de forma concreta de forma  concreta a idéia de adição pela junção.


4 – FASE DE SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO

   Este momento do estágio é bastante proveitoso e reflexivo. Nesta etapa sempre refletimos se a forma que nós ensinamos realmente é efetiva, se os caminhos seguidos foram os melhores, os menos complexos e quais soluções que esse momento de dividir as experiências nos faz chegar.
Esta fase foi de repensar, ouvir, avaliar e aprender com seus erros e o dos outros, para que todos possam melhorar.
   Conta, dividir as experiências sempre é proveitoso. Nós fazendo atingir os objetivos da disciplina.
       A  disciplina  de  matemática e ciências  são   fundamentais  para  forma  o raciocínio lógico  e para construir  cidadãos  por meio de valores  éticos, morais e culturais  já que   eles aprendem a criticar  e a pensar de forma social  e  política.

    Estás disciplinas devem ser ensinadas  dentro  do  contexto do aluno(a)   pois é pela forma real, pelo concreto que ele  vai  aprender a ser um agente construtor do seu saber e ensinar também o docente  a refletir quanto a sua práxis pedagógica .
    
     A disciplina que foi proposta ao estagiário é essencial  para vincular a teoria e a prática, fazendo-o refletir quanto a sua metodologia, pesquisando e buscando conhecimentos para realizar essa grande responsabilidade que é o educar e formar cidadãos participativo e conscientes da realidade na qual esta inserida e poderão mudar essa realidade fazer com que o ensino evolua.

5-CONCLUSÃO

   A disciplina Estágio Supervisionado IV, trouxe a oportunidade para  o estagiário de se aprofundar na práxis pedagógica, mergulhar no estudo da história e geografia e na educação de Jovens e Adultos  porque para se ensinar tem que se conhecer o que estar ensinando.
  A história e a geografia são disciplinas que são utilizadas em nossa vida constantemente. Afinal de contas vivemos com os costumes e  temos que ter noção do espaço geográfico e tudo a nossa volta é natureza, é fenômeno e se transforma e nos transforma constantemente. Devemos orientar sempre os alunos com material real, concreto para que eles não achem essas disciplinas difíceis e as odeie.
  As fases que foram seqüenciadas e as atividades propostas fizeram com que fosse uma reflexão e avaliação completa do que é estar em sala de aula, do trabalho que por muitas vezes desvalorizado de se preparar uma aula, atrativa, interessante e que realmente gera aprendizagem.
   A fase de regência e observação foi um mix de experiências e possibilitou uma aprendizagem mútua.. O carinho e o carisma de algumas crianças é a chama da vela , é o que faz o professor entrar nesta batalha do ensinar.
   É por essas criaturas tão doces e sapecas que devemos continuar na busca incessante do conhecimento e de como transmiti-lo para eles.
  Vejo que os adultos também possuem uma carência  emocional e uma bagagem muito  pesada, advinda de frustrações, de cansaço , do stresse, mas uma força de vontade muito grande a ponto de lutar contra todas essas adversidades, são guerreiros que merecem  professores que buscam adquirir conhecimento e torne sua prática pedagógica mais atrativa e  efetiva.
 Ser professor é mais do que ensinar a história e geografia é construir ideais, é reciclar, atualizar, ter valores para transmiti-los e muito melhor aprender com eles.
   




REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS





   LAKATOS, Eva Marina. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2006.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental,3 ed. Brasília. A secretaria, 2001.


Parâmetros Curriculares Nacionais: História / Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental,3 ed. Brasília. A secretaria, 2001..

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