domingo, 21 de junho de 2015

O ESTÁGIO E O TRABALHO DOCENTE

O ESTÁGIO E O TRABALHO DOCENTE


Estudar é agraciar a nós mesmo com conhecimentos que proporcionam uma alimentação de técnicas e métodos para uma prática inovadora e qualitativa. Onde o estágio é somente um instrumento que vincula à teoria a prática. As explanações, as trocas de experiência as dificuldades docentes, isto é, o nosso campo de pesquisa.
      Conversar sobre a práxis docente é conversar sobre como se articula a teoria a prática, é avaliar sobre como você atuou em sala de aula, erros cometidos, como melhorar a realidade de todo educador na sala de aula. Onde o educador deve reconhecer a importância da composição do comportamento ético, crítico e social daquele cidadão que a práxis pedagógica consolida neste ser humano.


     O professor e o trabalho coletivo nos conduz a pensar sobre como atuar no ambiente escolar, como construir coletivamente, trabalhar em equipe, quem são os personagens ativos na escola, sua responsabilidade participativa na jornada escolar do cidadão que está inserido e sendo construídos seus valores políticos, morais, e sociais.
    A qualidade do trabalho docente depende de todos a sua volta e do ambiente gerador de conhecimento. Essa competência profissional proporciona uma interação grupal dos educandos com o docente e a comunidade escolar, a comunidade de fora da escola onde todos irão aprender, mesmo por ter visões diferentes das situações e isso irá gerar o senso comum, crítico para se ter reflexões acerca do mundo, de suas atitudes, do seu trabalho. Conseguir separar realidade de fantasia.
 Convém ao professor “reforçar sua preparação para uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação”, é o que afirma o autor PHILLIPPE, Perrenoud (1999) em seu artigo para a revista Brasileira de Educação, neste contexto de mudança onde o professor procura ser um mediador para que seu aluno descubra e tenha curiosidade de adquirir o conhecimento. Ele vem trazendo ao alunado valores da cultura e sociedade em que se encontram. Vê-se como uma intersecção e união da escola, família e comunidade preparada para enfrentar qualquer adversidade, independente de credo, religião, raça, partido político, afinal essas três instituições as quais todos pertencem devem ser contínua e positivamente evolutiva.
   As práticas devem ser adaptar as novas tecnologias, as ideias de para o que você está ensinando? Qual a sociedade que será atuante no futuro, no amanha? Deve-se ensinar com qualidade e igualdade para todos poderem participar de uma competição justa para realizarem seus desejos, a formação superior, a qualidade de vida.
    O professor necessita de uma crescente qualificação profissional, mas não tem dinheiro para investir em si mesmo porque custa caro. A pergunta que se faz jus neste momento é: Por que não se paga salários melhores aos professores? Querem delegar mais responsabilidades, mudar o nível de senso crítico, mas não querem dar a eles a autonomia, desagregação de valores arcaicos e conservadores.
   Crê que as competências de base de algum profissionais da educação, foi formada pela necessidade, pela rotina burocrática escolar, pelos erros e acertos (a regra das tentativas) ou simplesmente se reservam ao ostracismo. Neste período do estágio na escola, ouvem-se muitas coisas que comprovam este comportamento como:  “Eu tenho 27 anos de sala de aula e acho que uma sala de aula superlotada é normal e a aprendizagem é a mesma”, vejo essa afirmação como absurda diante do que se aprende nos cursos de pedagogia, magistério, quando é visível ou plausível que professores com menos alunos em classe podem se dedicar mais e interagir mais proporcionando uma evolução na qualidade do ensino.
   Professor abra o olho para transformar nosso ofício de professor devemos fazer da aprendizagem algo animado, motivador como um produto que se quer adquirir e vai gerar satisfação. Devemos apresentar a eles como o trabalho em equipe, enfrentar problemas vislumbrando melhores soluções, usando novas tecnologias são as formas de se alcançar os objetivos, conseguir adquirir o conhecimento deve ser o troféu da satisfação da necessidade do seu ser já que cada pessoa é única.
   As universidades são um excelente lugar  para desenvolver essa prática, a troca de experiências a desenvolver técnicas, métodos para uma vida escolar multilateral do docente e discente.
   O papel do professor é o mesmo de todo profissional. Possui hierarquias, rotinas, fluxos de atividades, metas e objetivos a serem alcançados, autonomia, interdisciplinaridade, multifuncionalidade, busca pela qualidade, ser humano e ser profissional ético e coerente, Deve visualizar todo o contexto que esta a sua volta e a de seu cliente – o aluno, entender como os sistemas funcionam para que consiga interliga-los e dar fluxo de continuidade, pois tudo está em constante movimento.
O professor deve ser criativo, criar aulas que atraiam a atenção do aluno, é como organizar uma festa o tema tem que atrair o que vai ter na festa como a música tem que ser a que eles gostam a roupa que eles têm a comida que é da cultura deles. Aí sim você vai conseguir vender seu ingresso, o professor trem que saber tudo isso para atrair o aluno, dar seu conteúdo e fazer com que ele use isso no seu dia a dia.

   As micro aulas que foram atividades realizadas dentro da sala de aula, trouxeram aos estagiários a oportunidade de autoavaliação, uma roupagem nova a linguagem usada para se ministrar uma aula, oportunizou sensações de alegria, dúvida, clareza e evolução dos pensamentos, questionamentos sobre como e o que estamos ensinando, se os livros estão evoluindo como as teorias e devemos nos atualizar e ensinar o novo a eles.

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