terça-feira, 16 de junho de 2015

PROJETO VIAGEM LITERÁRIA

PROJETO VIAGEM LITERÁRIA
Este  projeto consiste em elaborar um diário literário, que será constituído por atividades diversificadas afim de registrar as estórias,contos, fábulas, filmes, apresentações teatrais, passeios culturais, dramatizações ocorridas representados : músicas, poemas, e qualquer expressão que proporcione aos educandos uma aprendizagem cognitiva, psicomotora  e intelectual.
OBJETIVOS
v  Incorporar no aluno o hábito da leitura;
v  Possibilitar o reconto e a apreciação dos estilos literários;
v  Proporcionar o aumento vocabular, aprendizagem de imagem associativa;
v  Desenvolver a fluência verbal, consciência fonológica, capacidade de sequenciação dos fatos ocorridos e criatividade;
v  Aprimorar a capacidade de raciocínio, memória visual e auditiva, noção de orientação espacial e temporal;
v  Apresentar  a evolução da escrita que ocorre ao decorrer do ano letivo;
v  Aperfeiçoar a capacidade de discernir características de moral, comportamento ético e ensinamentos e reflexões do real e imaginário;
DESENVOLVIMENTO
Serão apresentadas estórias, contos, fábulas, dramatizações, teatro de fantoches,  filmes e desenhos em vídeos e cinema, estórias em quadrinhos, estórias mudas para criação do texto referentes as imagens, cartazes ou mini cartazes, passeios, entre outras formas.
 Depois de ouvir a estória  haverá atividades didático-pedagógicas, direcionadas ao conteúdo com personagens das estórias, dramatização das estórias, desenhos, quebra-cabeças, recorte e colagem de cenas, jogo da memória, mímicas, pintura, dobraduras, indagações e respostas que os levem a reflexão do certo e errado e de soluções ou alternativas para o personagem não passar por aquela situação.
 METODOLOGIA
As estórias apresentadas serão realizados registros, no diários literário, mas por quê diários? Se não é todo dia? Por que é feito o registro da atividade daquele dia em sequencia de tempo. O que propicia que aquele que o analisa percebe a maturação das ideias e da capacidade cognitiva, motora e intelectual do aluno. Estes registros servem para consumar o ponto de vista da atividade anterior e como isto é capaz de mudar valores e comportamentos.
AVALIAÇÃO

Será observado como o aluno executa as atividades após a apresentação da estória ou evento cultural. Observara  a facilidade ou dificuldade para conclusão, tempo que leva, capricho e atenção, socialização e respeito ao outro. A capacidade de memorização e de associação de imagens  e frases ouvidas  e o ponto de vista criativo do aluno. Sua capacidade de julgar e reconhecer o ensinamento do evento que ele participou. Serão realizadas produções como cartazes, obras artísticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário