terça-feira, 9 de junho de 2015

PRÉ PROJETO PARA TCC  - EJA


TEMA
A dificuldade de aprendizagem proporcionou uma demanda crescente de adolescente a Educação de Jovens e Adultos- EJA

DELIMITAÇÃO DO TEMA
A dificuldade de aprendizagem proporcionou uma demanda crescente de adolescente a Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F.
0BJETIVO GERAL
·         Identificar se a dificuldade de aprendizagem é o fator que tem proporcionado grande demanda de adolescentes as turmas de Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F.
 OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Identificar se os adolescentes que estão frequentando a Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F possuem dificuldades de aprendizagem.
·         Identificar se há aumento de adolescentes  na Educação de Jovens e Adultos- EJA em Sobradinho II - D.F.
.PROBLEMÁTICA
Tem ocorrido uma crescente matricula de jovens adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA),Acredita-se que os adolescente estão com dificuldades de aprendizagem, não conseguindo adaptar-se as rotinas inseridas na educação diurna, não aprendendo os conhecimentos necessários acabam por reprovar e reprovar de novo e evadem do processo educacional que era pra proporcionar uma aprendizagem harmônica acaba por ser um terror que o faz fugir e esconder-se no ensino noturno, onde a maioria era pra ser de pessoas que não tiveram tempo de estudar no período certo a sua idade e agora almejam uma melhora de si como pessoa e como profissional, e ainda trabalham ou exercem outras atividades durante o dia, e para não ficar sem estudar optam pelo EJA.
 O EJA está sendo visto como uma Tábua de salvação para quem quer recuperar o tempo perdido.
REFERENCIAL TEÓRICO
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS EM ADOLESCENTES
As dificuldades de aprendizagem podem ser transtornos que impedem o individuo de aprender, são problemas diagnosticados  que  ocorrem no cérebro. Podem afetar o sistema nervoso central, o que impede uma pessoa de organizar-se quanto a suas funções cerebrais de coordenação de atividades, de decodificação de símbolos, dificuldades de lateralidade, noções temporoespaciais, entre outras que só é solucionado com o uso de estratégias que o farão lidar e suplantadas as dificuldades de aprender. Em alguns transtornos como a Hiperatividade, a dislexia, disgrafia, discalculia, entre outros que transformam a existência dos cidadãos mais difícil, inclusive o ato de estudar. 
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A IMPLICAÇÕES DEVIDO A GRANDE DEMANDA DE ADOLESCENTES
Educação de Jovens e Adultos: A Educação de jovens e adultos proporciona aos indivíduos que não tiveram oportunidade de estudar na época certa, por diversos motivos econômicos, sociais até mesmos os de saúde. É fazer valer o direito de igualdade de oportunidades para todos, o que inclui que todos tem direito a educação pública e gratuita. Algumas pessoas não tiverem a oportunidades por ter que trabalhar ao estudar, então o que fazer? Largar os estudos? com a oferta do EJA  ele pode estudar e trabalhar em  períodos opostos.
METODOLOGIA
Serão utilizados autores como: Szymanski(2012); Taveira(2005);  Será utilizado: CoLEÇÃO EDUCAÇÃO PARA TODOS. os autores: Paiva, Machado e  Ireland.(Org.) (2007); COSTA;ALVAREZ E BARRETO(2010); CARVALHO E FARIAS(2013). Sera realizado uma pesquisa de campo para adquirir informações para dar verossimilidade e credibilidades ao trabalho. Inicialmente será feito uma revisão bibliográfica, afim de pesquisar quais literaturas fazem parte deste contexto de EJA e das dificuldades de aprendizagem. Depois uma pesquisa quantitativa registrando os alunos adolescentes que estudam no EJA.  E quais apresentam dificuldades de aprendizagem? o que dificultou a continuidade dos estudos e depois a busca do EJA?
PÚBLICO ALVO
Alunos do EJA , que estudam no CAIC .


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Tristão, Rosana Maria . Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

Szymanski ,Maria Lídia Sica. Dificuldades de Aprendizagem (DA):doença neurológica ou percalço pedagógico? B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 38, nº 3, set./de
z. 2012.


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