terça-feira, 16 de junho de 2015

Questões da disciplina neurologia na Especialização em Psicopedagogia

01. Se você descobrir em sua sala um aluno portador de TDAH, que estratégias você irá tomar para melhorar o rendimento deste aluno.

Ø  Intercalar matérias diferentes no estudo para evitar a fadiga e assim não  perder o rendimento.
Ø  Conversar com ele todos os momentos que ele estiver agitado colocá-lo para cantar uma música, fazendo gestos isto o fará aproveitar seu momento de pico energético.
Ø  O uso de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos, levando em conta a  percepção do contexto em que se encontram inseridos. Estando com materiais expostos para que ele possa manipular quando enjoar da atividade que estava fazendo;
Ø  Utilizar  estímulos positivos ou prêmios (elogios, prendas...);
Ø  Estimular a autoconfiança que é uma atitude psicológica saudável que faz aumentar o interesse pelo estudo e diminuir as angústias e tensões próprias dos momentos difíceis (avaliações escritas, avaliações orais ou intervenções nas aulas).
Ø  Descobria o que o motiva qual seu interesse no trabalho escolar e em sua vida pessoal para associá-lo ao que ele precisa aprender.
Ø  Auxiliá-lo na organização das tarefas, e insistindo mesmo que de um tempo para que volte e conclua a tarefa.
02. Descorar sobre os problemas de aprendizagem e em seguida fale sobre os que existem em sua escola. Você acha que a sua escola estar preparada para inclusão? Comente.

Um processo evolutivo e constante, que implica uma seqüência de modificações observáveis e reais no comportamento do indivíduo, de forma global (físico e biológico), e do meio que o rodeia, onde esse processo se traduz pelo aparecimento de formas realmente novas compromissadas com o comportamento. Distúrbio de aprendizagem está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e pontuais, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica. Dificuldade de aprendizagem é um termo mais global e abrangente com causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola.
Distúrbios da atenção e concentração que retrata os comportamentos das crianças com e sem hiperatividade e impulsividade
Dificuldades de leitura manifestada pela aquisição das competências básicas relacionadas a fase de decodificação, como sendo a compreensão e interpretação de textos, as dificuldades de escrita e presença de erros ortográficos em geral.
Dificuldades na matemática, que se revelam na aquisição da noção de números, no lidar com quantidades e relações espaços-temporais e problemas de aquisição e utilização de estratégias para aprender, manifestados na falta de organização e utilização de funções metacognitivas, comprometendo o sucesso na aprendizagem.
Então, podemos dizer que  os distúrbios não é uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser confundidos com deficiência mental.
Podemos considerar uma criança com distúrbios de aprendizagem quando:
1-Não apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas;
2- Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas; expressão oral e escrita, compreensão de ordens orais, habilidades de leitura e compreensão e cálculo e raciocínio matemático
Há vários tipos de distúrbios, como por exemplo:
Dislexia
Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito.
Disgrafia
Falha na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita.
Dislalia
Dificuldade parcial para falar
Discalculia
Falha na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos
Disartria
É a articulação defeituosa dos sons da fala sem comprometimento do processo
lingüístico
Ecolalia
É a repetição da última palavra, som ou frase ouvida
E a que estar o principal distúrbios de aprendizagem.
TDAH- Transtorno de Déficit de atenção/ hiperatividade
Tipos:
- Desatento: (mundo da lua);
- Hiperativo;
- Combinado e;
- Não-específico.
Podemos, dizer que em nossas escolas ocorre muito a: disgrafia, discalculia, dislexia e TDAH.


·         

Nenhum comentário:

Postar um comentário